faixa - nao remover

USINA DE JIRAU RECEBE PERMISSÃO PARA OPERAR

A Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), recebeu sinal verde do Ibama para operar. A licença da usina só ocorreu após consultas à Funai (Fundação Nacional do Índio) e ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e depois que foram atendidas todas as exigências estabelecidas por uma comissão de diretores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Ainda assim, a permissão impõe 32 condicionantes específicas e exige a manutenção dos programas ambientais específicos para a etapa de construção e a de operação. Estima-se que a hidrelétrica comece a gerar energia já no início do ano que vem.

Segundo o Ibama, o reservatório de 518 km² e cota máxima em 90 m será formado até janeiro de 2014, em três etapas de enchimento, devido a critérios ambientais. Já a partir de janeiro de 2013, com o término da segunda etapa de enchimento, o reservatório atingirá 84 m, o que permitirá a geração de energia em nível comercial.

O cronograma de implantação da hidrelétrica foi antecipado e prevê operação das primeiras unidades geradoras ao mesmo tempo da instalação das demais unidades estruturas da usina. Jirau terá capacidade instalada de 3,75 mil megawatts (MW), que serão gerados por 44 turbinas do tipo bulbo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of