USINA HIDRELÉTRICA DE SINOP CONCLUIU SUA PARADA PROGRAMADA E JÁ ESTÁ DE VOLTA AO SISTEMA NACIONAL DE GERAÇÃO ELÉTRICA
A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, localizada no norte do Mato Grosso, concluiu a parada programada de 16 mil horas da Unidade Geradora 2 com anuência do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O trabalho teve como objetivo assegurar o pleno funcionamento da máquina por meio da manutenção preventiva. Inicialmente previstas para serem executadas em 11 dias, as atividades foram antecipadas em cerca de 41 horas, permitindo a disponibilização da Unidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Para a realização da parada, foram mobilizadas cerca de 110 pessoas e o apoio de 13 empresas na execução de mais de 100 atividades, entre elas limpeza da Unidade, troca das grades e checagem das estruturas. O coordenador geral de obras da Sinop Energia, Bruno Moço, destacou o trabalho em equipe. “O empenho e a sinergia entre a UHE Sinop, EDF Serviços e terceirizadas, somada à estratégia de revezamento de turnos, contribuíram com a redução do tempo da parada da UG2. A excelência da manutenção e a antecipação da disponibilização da máquina para o SIN contribuem com benefícios energéticos para o país e ganhos econômicos para o empreendimento”, avaliou.
Para o diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha (foto), a UHE Sinop vem se aperfeiçoando a cada ação: “Desde que o empreendimento começou a operar em 2019 são realizadas paradas programadas anualmente. Com isso, a companhia aperfeiçoa cada vez mais o planejamento das atividades e as técnicas utilizadas. O resultado é o trabalho finalizado com redução no tempo de duração. Em 2022, a manutenção da UG1 foi encerrada com 24 horas de antecedência e em 2023 comemoramos a antecipação do trabalho na UG2 em 41 horas.”
A diretora Administrativa Financeira e de Relações com Investidores, Vera Rett, ressaltou a importância da parada programada para a operação e contribuição energética do Brasil: “Encerramos mais uma manutenção preventiva com sucesso, assegurando a integridade dos equipamentos e a segurança dos colaboradores envolvidos na ação. Dessa forma, a UHE Sinop continuará cumprindo o compromisso de levar energia para metade da população do Mato Grosso e para o país por meio do Sistema Interligado Nacional.”
Deixe seu comentário