USINA SANTO ANTÔNIO COMERCIALIZARÁ CRÉDITOS DE CARBONO
A hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira (RO), será a primeira usina brasileira em operação que irá gerar créditos de carbono para o mercado global. Segundo a operadora Santo Antônio Energia, a Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu o aval para que a usina comercialize cerca de 20 milhões de toneladas de créditos de carbono nos próximos cinco anos.
A venda de créditos de carbonos surgiu após a assinatura do Protocolo de Kyoto. O crédito de carbono é obtido por empresas que reduzem a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Essas companhias, como será o caso da usina Santo Antônio, poderão vender esses créditos a empresas de países que assinaram o protocolo e que não conseguiram atingir a meta de redução de poluentes.
O presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto (foto), disse que a usina foi desenvolvida para atingir um ótimo aproveitamento com o mínimo de impacto socioambiental. “O certificado da ONU comprova que estamos quebrando um paradigma, demonstrando que é possível aproveitar o potencial da Amazônia com responsabilidade e trazendo desenvolvimento para a região Norte, para o setor elétrico e para o país”, completou.
Deixe seu comentário