USINA TERMELÉTRICA DE URUGUAIANA SERÁ RELIGADA ESTA SEMANA
A usina termelétrica de Uruguaiana deve voltar a operar ainda esta semana, de acordo com o AES Brasil. O empreendimento fica na fronteira com a Argentina, é movido a gás natural e é tido pelo governo federal como opção de emergência apenas, dada sua complexa e cara logística de fornecimento de combustível.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu pela nova entrada em operação da usina. O Ministério de Minas e Energia já admitiu que tomou as medidas cabíveis para religar a térmica. Uma piora no balanço entre oferta e demanda de energia no sistema foi a gota d’água para a decisão ser tomada.
Durante uma reunião do CMSE na última semana o comitê indicou um crescimento de 4,9% para 7,3% no risco de déficit de energia no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, principal do país, em 2015. No cálculo tradicional, o risco chega a 11,1%.
A termelétrica de Uruguaiana utiliza de gás natural liquefeito (GNL) importado pela Petrobrás e entregue à Sulgás, distribuidora gaúcha, que contrata a regaseificação e o transporte do energético em território argentino.
Este será o terceiro ano que a termelétrica é acionada. Das últimas vezes, sua operação ficou abaixo da sua capacidade instalada de 640 MW. Na primeira vez foram produzidos 240 MW médios, enquanto na segunda 490 MW. A quantidade a ser gerada este ano ainda não se sabe.
Deixe seu comentário