faixa - nao remover

USINAS NUCLEARES DA BÉLGICA PASSA COM LOUVOR PELOS TESTES DE SEGURANÇA DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA

Tihange-3-Belgium-(Electrabel)Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) depois de duas semanas de inspeção na Bélgica concluiu que o regime de segurança nuclear da Bélgica é bastante robusto. A missão do Serviço Internacional de Assessoria em Proteção Física (IPPAS), que terminou esta semana incluiu uma revisão das respostas do país às recomendações de uma missão anterior em 2014. Ele avaliou o arcabouço legal e regulatório geral para a segurança nuclear e outros materiais radioativos, incluindo a implementação da  Convenção sobre Proteção Física de Materiais Nucleares (CPPNM), e foi mais amplo em escopo do que a missão de 2014, abrangendo também segurança de computadores e regulamentações para instalações com fontes radioativas.

A equipe viu melhorias “significativas” desde 2014 e observou que o regime de segurança nuclear na Bélgica incorpora os princípios fundamentais da CPPNM. “Ao hospedar uma missão de acompanhamento do IPPAS e expandir seu escopo para segurança de fontes radioativas e segurança de computadores, o governo da Bélgica demonstrou um forte compromisso contínuo de fortalecer suas medidas em segurança nuclear”, afirmou Muhammad Khaliq, chefe da segurança nuclear do país.

A missão do IPPAS, que foi realizada a pedido do governo belga, foi liderada por Steve Skelton, principal inspetor do Escritório de Regulamentação Nuclear do Reino Unido, e incluiu outros sete especialistas da Finlândia, França, Hungria, Lituânia, Suíça, EUA e da AIEA. A equipe se reuniu com especialistas da Agência Federal para o Controle Nuclear (FANC) da Bélgica e sua filial técnica BelV, autoridades da Autoridade Nacional de Segurança e da Unidade de Coordenação de Análise de Ameaças, polícia federal e local, o Ministério da Defesa, o Centro de Cibernética Segurança na Bélgica e no Centro Nacional de Crises. As missões do IPPAS destinam-se a ajudar os Estados membros da AIEA a fortalecer seu regime nacional de segurança nuclear, fornecendo conselhos de pares sobre a implementação de instrumentos internacionais e orientações da AIEA sobre a proteção de materiais e instalações nucleares e outros materiais radioativos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of