faixa - nao remover

USO DE ALUMÍNIO ALÉM DA ELETRICIDADE PODE SER UMA NOVA TENDÊNCIA DA INDÚSTRIA DE AUTOMÓVEIS

aaAlém dos carros elétricos, o uso do alumínio na fabricação de veículos permite reduzir em mais de 400 quilos o peso de um automóvel  de tamanho médio. Com um veículo mais leve, há uma economia significativa de combustível, além de emitir menos poluentes e causar um menor desgaste de pneus e peças. Além de tornar os veículos mais eficientes, outra grande vantagem do uso do alumínio no setor de transportes é que o material pode ser reciclado infinitamente. Um estudo realizado pelo Centro para Recuperação e Reciclagem de Recursos do Instituto Politécnico de Worcester (WPI), em Massachusetts, nos Estados Unidos, constatou que 91% do alumínio presente nos automóveis descartados no país são reciclados. O metal reciclado entra em um novo ciclo de vida na forma de rodas, para-choques e motores.

Essa será um tendência a ser apresentada na ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio, que vai atrair as grandes industrias de automóveis no Brasil. Conectar fornecedores de toda a cadeia produtiva do alumínio ao setor automotivo e de transportes. O evento será entre os dias 3 e 5 de setembro, no São Paulo Expo. Leandro Lara,  diretor da ExpoAlumínio acredita que “Devido às suas múltiplas aplicações e eficiência, o alumínio é um produto em crescente demanda na indústria de mobilidade. Identificamos a necessidade para o setor de se ter um evento como a ExpoAlumínio 2018, que cria conexões assertivas que posteriormente se desdobrarão em parcerias e novos negócios”.

O evento será palco de inovações, experiência e conteúdo destinados aos profissionais de toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a bauxita à reciclagem. São esperadas mais de 140 marcas nacionais e internacionais dos setores fornecedores da indústria do alumínio. A perspectiva é que mais de 10 mil visitantes passem pelo evento em três dias, provenientes de todas as regiões do Brasil e de diversos países, principalmente da América do Sul: “O grande crescimento da utilização do material em carros produzidos no Brasil, principalmente nos motores, gera otimismo quanto à implementação de uma cadeia sustentável de produção do metal para a indústria automotiva, com eficiência semelhante ou maior que a dos Estados Unidos”, enfatiza o presidente executivo da ABAL, Milton Rego.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Gostaria de ter respostas para a simples questão. Se o alumínio para ser produzido consume uma enorme e absurda quantidade de energia, os gastos na produção, em termos de equivalentes energéticos de quaisquer matizes, serão menores ou maiores em termos de economia versus consumo? Isto é uma pergunta para decisões institucionais. Sei que nós gastaremos mui menos com carros leves mas, em compensação, pagaremos mui mais para adquirir os automóveis mais leves, por razões óbvias. Teremos que ter carros com maior durabilidade para compensar. São questões deste tipo que deveriam ser expostas com as respectivas comparações para que possamos ter… Read more »