USO DE PALHA DE CANA PODERIA SUPRIR BOA PARTE DO CONSUMO RESIDENCIAL DO BRASIL
Um novo levantamento feito pelo projeto Sucre revela que a geração de bioeletricidade a partir da palha de cana de açúcar pode produzir 35,5 TWh por ano, o que seria suficiente para suprir 27% do consumo de eletricidade residencial no Brasil no ano de 2016. Citando dados da Empresa de Pesquisa Energética, o Sucre afirma que a eletricidade produzida a partir da biomassa foi responsável por 8% da eletricidade total gerada no Brasil no ano passado. E que o uso da palha poderia aumentar esse número em 6%.
O projeto Sucre também afirma que a bioeletricidade gerada pela palha pode reduzir em cerca de 2% as emissões totais de gases de efeito estufa do Brasil ao ano. “Essa estimativa leva em consideração a substituição da eletricidade produzida pelas usinas termelétricas, que são comumente acionadas quando há déficit na produção das hidroelétricas no País”, afirmou o grupo.
Outro dado apontado pelo Sucre indica que a geração a partir da palha da cana é uma alternativa para alcançar a meta de redução das emissões em 37% até 2025, prevista no programa RenovaBio – que visa contribuir para o cumprimento dos Compromissos Nacionalmente Determinados (NDC) pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.
O Projeto Sucre é uma iniciativa é promovida pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Deixe seu comentário