faixa - nao remover

USO INTENSIVO DE TECNOLOGIA PRODUZ UMA ECONOMIA DE R$ 342 MILHÕES NO SETOR DE SUPRIMENTOS DA PETROBRÁS

petrobrásA Petrobrás divulgou uma informação de que obteve ganhos de R$ 342 milhões entre 2021 e 2022, como reflexo da implementação de uma série de avanços em sua gestão da cadeia de suprimentos, voltada para suas atividades de exploração e produção, refino e transporte de produtos e serviços. Os ganhos de eficiência foram obtidos, principalmente, devido aos avanços na gestão de suprimentos para manutenção, reparo e operação das unidades operadas pela companhia,  como plataformas de produção, embarcações de apoio, sondas de perfuração, unidades de tratamento de gás, entre outras. A empresa diz que essa economia contribuiu para os resultados já apresentados, refletindo a redução em 25% da cobertura de estoque da Petrobrás, além  do corte de 34% de excesso de estoque e de 40% dos códigos de materiais ativos na companhia, indicadores importantes na gestão da cadeia de suprimentos.

A gestão de suprimentos envolve a disponibilização dos mais diversos tipos de materiais, como tubos e conexões, equipamentos submarinos, turbinas, bombas, compressores e seus sobressalentes necessários para dar suporte às operações da companhia. Em seu comunicado, a empresa diz que dispõe de umadutos cadeia de suprimentos complexa, com milhares de fornecedores e necessidade de disponibilização permanente de materiais para suas diversas operações. “Em paralelo, a gestão de suprimentos da companhia tem o desafio de evitar o desabastecimento de materiais nessas unidades e, ao mesmo tempo, impedir despesas inerentes a eventuais estoques excessivos ou intempestivos. Os ganhos obtidos nessa área refletem o foco da Petrobrás na melhoria da gestão, disciplina na alocação de capital e redução de custos”, explicou a petroleira.

O uso intensivo de tecnologia foi fundamental para esses ganhos de eficiência na gestão de suprimentos da companhia, que aprimorou um sistema informatizado para avaliação automática dos pedidos de compra e requisição das unidades, com base em um algoritmo para determinar se os materiais eram ou não necessários. Se fossem necessários, seriam adquiridos. Se não estivesse claro, os pedidos eram analisados e refinados, o que levaria à compra ou à eliminação total do pedido.  A Petrobrás informou ainda que recebeu, ontem (20), em Chicago,  nos Estados Unidos, o prêmio de Excelência da Association for Supply Chain Management (ASCM), principal organização global dedicada a esse segmento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of