USP INAUGURA LABORATÓRIO FRANCO-BRASILEIRO FOCADO EM ENERGIA E MEIO AMBIENTE
A Universidade de São Paulo (USP) ganhou um novo laboratório. Trata-se do Laboratoire International Associé Franco Brésilien – Energie & Environnement (L.I.A.), criado a partir de uma parceria entre Brasil e França para desenvolver pesquisas conjuntas nas áreas de energia e meio ambiente.
De acordo com o governo francês, o L.I.A. é, em sua essência, uma rede virtual de pesquisa focada em energia e meio ambiente, e foi criado pelo governo francês para estruturar colaborações entre equipes de pesquisa e laboratórios da França com parceiros de outros países com quem já realizam algum tipo de trabalho conjunto. A Poli-USP já integrava essa rede de pesquisa, ao lado das instituições francesas Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Centrale Supélec, Université Paris-Sud, Université de Lille, Centrale Lille, Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Lille e Université d’Artois), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A rede vai atuar por quatro anos, prorrogáveis por mais quatro, em pesquisas de fontes de energia renováveis, observando todas as suas facetas: a produção, o consumo, os impactos ambientais, a integração e interação com outras formas de energia, e as redes de distribuição.
A cerimônia de inauguração ocorreu no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, do prédio da Administração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com a participação do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan (foto); do diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira; do conselheiro de Cooperação e Ação Cultural Adjunto da Embaixada da França no Brasil, Philippe Martineau; do secretário adjunto de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Ricardo de Toledo e Silva; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg; entre outras autoridades e pesquisadores.
Deixe seu comentário