Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

UTE LUÍS CARLOS PRESTES INICIA OPERAÇÃO EM CICLO COMBINADO

Entrou em operação comercial a Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP), localizada no município de Três Lagoas (MS), que vai agregar um potencial de 116 MW ao Parque Termelétrico da Petrobrás e, consequentemente, à capacidade de geração de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em operação no ciclo simples (produção utilizando apenas um combustível) desde 2004, a UTE LCP terminou as obras de conversão para o ciclo combinado (produção utilizando dois combustíveis), iniciadas em janeiro de 2010. Além dos quatro turbogeradores a gás que já possuía, a UTE LCP ganhou quatro caldeiras recuperadoras de vapor e dois turbogeradores a vapor, o que aumentou a capacidade de geração em mais de 100 MW, passando de 252 MW para 368 MW.

As obras, financiadas pelo Projeto de Aceleração de Crescimento (PAC), tiveram um investimento de R$ 500 milhões. Devido à conversão, a usina teve sua capacidade aumentada para um valor suficiente para atender à demanda de uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes, além de apresentar um salto em sua eficiência de 34% para 49%.

A melhora na eficiência significa cerca de 700 mil toneladas de CO2 equivalentes por ano. Desde o início da operação da UTE, em 2004, a Petrobrás conduz na própria usina, e no seu entorno, estudos de monitoramento e gerenciamento ambiental de emissões atmosféricas, qualidade do ar, fauna, vegetação, efluentes, ruídos, etc. Foi graças a esse tipo de iniciativa que a licença de operação necessária para a conversão da usina foi concedida, em dezembro de 2011, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que assegurou a necessidade da continuidade dos programas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcelo F Uehara
Marcelo F Uehara
11 anos atrás

Uma obra prima de engenharia, e uma alternativa real para a diversificação da matriz energética brasileira.
Parabéns Petrobras!