VALE, PETROBRÁS, MARINHA E GOVERNO VÃO ADQUIRIR AVANÇADO NAVIO DE PESQUISA
O Brasil vai ter uma das mais avançadas embarcações hidroceanográficas à disposição para realizar pesquisas no Atlântico Sul. Para obter o navio, que está entre as cinco melhores plataformas de pesquisa do mundo, a Vale, a Petrobrás, a Marinha do Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação assinaram um convênio de cooperação de R$ 162 milhões. O navio, equipado com avançada tecnologia de experimentação marinha, já está em construção no exterior.
Para os envolvidos, a intenção é ampliar a infraestrutura embarcada brasileira, pesquisar o ambiente marinho no Atlântico Sul e Tropical, qualificar recursos humanos, promover avanços em Química, Geologia, Biologia e Física Marinha. Sobre as atividades do navio, a ênfase estará nos trabalhos de levantamento de recursos minerais e bioprospecção em regiões com importância econômica e estratégica para o país.
Haverá grande investimento em equipamentos porém, a formação técnica dos militares que operarão estes equipamentos não acompanhará os conhecimentos exigidos. Precisa-se que haja foco na melhoria dos recursos humanos, pois quem vai operar programas de conputador e equipamentos ainda serão praças mal remunerados e com formção básica.