VALE ENTREGARÁ PRIMEIRO CARREGAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO À ARCELORMITTAL USANDO UM VALEMAX
A Vale vai entregar pela primeira vez um carregamento de minério de ferro para a ArcelorMittal usando um Valemax. A entrega se dará no porto de Roterdã, na Holanda, um dos principais portos europeus.
O Valemax, que pertence à categoria de maior mineraleiro do mundo, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro, está previsto para atracar ainda esta semana no terminal de granéis sólidos EMO de Roterdã.
Mesmo com tanto peso e com muita capacidade para carregamento de minério de ferro, o Valemax é também considerado o mais ecológico no mercado de grandes sólidos, já que é possível haver uma redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada (isso comparado a navios de outras categorias).
Os grandes mineraleiros, como o Valemax, costumam atracar em portos internacionais, pois atendem a grandes demandas de várias partes do mundo. “Clientes como a siderúrgica italiana Ilva (porto de Taranto), as alemãs Rogesa (Terminal EMO de Roterdã), e ThyssenKrupp e HKM (Terminal EECV de Roterdã) estão sempre a postos para serem atendidas”, afirmou a Vale em nota.
Hoje existem 23 navios do tipo Valemax em operação. Ao final de 2013, a Vale afirma que serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para realizar o transporte de minério de ferro – 19 próprios e 16 afretados em contratos de longo prazo.
este projeto acabou. parabéns aos Chineses e a nossa classe dirigente servil.