VALE PROCURA COMPRADOR PARA ATIVOS NO PROJETO RIO COLORADO
A Vale quer vender seus ativos no Projeto Rio Colorado, na Argentina, e já procura um comprador. A informação foi confirmada por Adolfo Duragnona, que representa a Vale legalmente naquele país. Segundo ele, a mineradora decidiu deixar a Argentina porque os investimentos em obras adicionais duplicaram para US$ 12 bilhões. Ainda de acordo com Duragnona, a companhia pagará as indenizações correspondentes para os 400 trabalhadores vinculados diretamente à Vale.
A companhia brasileira vinha atuando no Projeto Rio Colorado voltado à produção de potássio – básico para fertilizantes – na província de Mendoza. No dia 11 de março, porém, a Vale anunciou a suspensão do empreendimento, que vinha empregando 6 mil trabalhadores em cinco províncias, segundo o governo argentino.
O secretário argentino de Mineração, Jorge Mayoral (foto), acusa a Vale de encobrir obrigações e diz que a maior motivação para a saída da empresa do país é o baixo custo global do minério de ferro, e não o aumento dos custos das obras. Mayoral apontou que a Vale deixou a Noruega, a França, a Colômbia e o Canadá e também de quatro estados brasileiros.
Deixe seu comentário