VALE REALIZA TESTES COM NAVIO MINERALEIRO EM NOVO PÍER NO MARANHÃO
A Vale iniciou os testes de carregamento de minério de ferro com uma embarcação Valemax. A operação foi realizada no novo berço Sul do Píer IV, localizado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). No início desta semana, o navio Vale Caofeidian, levando mais de 390 mil toneladas, seguiu em direção à Ásia. Os testes operacionais no berço Sul começaram no fim do ano passado.
Com a frota de 35 embarcações do tipo Valemax, a Vale planeja aumentar a eficiência das operações e reduzir o custo do transporte transoceânico de minério de ferro para as siderúrgicas.
O Píer IV começou a ser construído em 2010. A obra faz parte de um projeto de expansão logística para aumentar em 20 milhões de toneladas (Mt) a capacidade atual de transporte e embarque de minério, atingindo 150 Mt em 2014. Esse investimento irá atender ao aumento de produção das minas já instaladas em Carajás, no Pará. Além do Píer IV, o Píer I, em Ponta da Madeira, e o Píer II, no Porto de Tubarão também são capazes de receber navios do tipo Valemax.
A licença ambiental para operação das seções onshore e offshore do Píer IV foi emitida em abril deste ano, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A parte onshore abrange dois viradores de vagões, dois pátios de estocagem de minério de ferro, uma empilhadeira, duas recuperadoras de minério de ferro e correias transportadoras. A seção de offshore possui o berço Sul do Píer IV, uma ponte de acesso (1,6 km), carregadora de navios com a respectiva linha de carregamento (16 mil toneladas por hora), sistema de proteção ambiental, um píer para rebocadores e outros equipamentos.
Em 2012, o Terminal de Ponta da Madeira foi responsável pelo embarque de 109.913 milhões de toneladas, sendo 103.960 Mt equivalentes ao transporte de minério de ferro e os 5.953 Mt restantes ao total de carga geral.
Deixe seu comentário