VALE RECEBE LICENÇA DE OPERAÇÃO DE SALOBO E JÁ PENSA EM EXPANSÃO DO PROJETO
A Vale recebeu nesta terça-feira (6) a licença de operação para o projeto de cobre Salobo, no Estado do Pará. O documento, emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), era o que faltava para o início das operações do projeto da mineradora.
Segundo projeto “greenfield”, que teve toda a sua estrutura construída, da Vale, Salobo tem capacidade nominal estimada em 100 mil toneladas de cobre por ano. O projeto já estava em fase de ramp-up das suas duas linhas de produção desde junho, e possui infraestrutura para executar todos os processos, desde a extração até o embarque para escoamento, que será feito por rodovia até o terminal ferroviário da Vale em Paraupebas (PA), de onde segue até o terminal marítimo de Ponta da Madeira.
Com investimentos totais estimados em US$ 2,5 bilhões, Salobo possui reservas totais de 1,112 bilhão de toneladas provadas e prováveis, com teor médio de 0,69% de cobre e 0,43 gramas de ouro por tonelada. Animada com o projeto, a Vale já investe em uma expansão, Salobo II, que deverá aumentar a capacidade de produção de cobre do complexo para 200 mil toneladas anuais. A expansão do projeto Salobo deve entrar em operação no início de 2014, com um capex estimado de US$ 1,7 bilhão.
Deixe seu comentário