VALE RECEBE LICENÇA PRÉVIA PARA O MAIOR PROJETO DE MINERAÇÃO DE SUA HISTÓRIA
A Vale recebeu a licença prévia do Ibama para o projeto de desenvolvimento de uma mina e de uma usina de processamento na serra sul de Carajás, no Pará. A empresa afirma que este será o maior projeto de sua história e também o maior da indústria de minério de ferro, com previsão de investimentos de mais de US$ 8 bilhões na mina e na usina, além de US$ 11,4 bilhões em logística, envolvendo a construção da estrada de ferro Carajás e do terminal marítimo de Ponta da Madeira.
O projeto, chamado S11D, recebeu a primeira autorização da fase de licenciamento, o que atesta a sua viabilidade ambiental, mas a previsão de entrada em operação data do segundo semestre de 2016.
De acordo com a Vale, o projeto tem capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas anuais (Mtpa) de minério de ferro, com teor médio de ferro de 66,48% e baixa concentração de impurezas. Além disso, o projeto logístico prevê a movimentação de 230 milhões de toneladas métricas anuais de minério de ferro após a sua conclusão.
“O minério de ferro de alta qualidade de Carajás apresenta menores custos operacionais e valor em uso superior para a indústria do aço, pois implica em maior produtividade e menor consumo de combustível e emissões de carbono”, afirmou a empresa em nota.
Ainda esta semana, durante a inauguração de um projeto de produção de biodiesel da empresa no Pará, o presidente da Vale, Murilo Ferreira (foto), já havia afirmado que a empresa pretendia concentrar suas atenções na mineração e vender ativos que não fossem o foco da empresa, como os de petróleo.
Deixe seu comentário