faixa - nao remover

VALE VAI INVESTIR EM ENERGIA EÓLICA NO RIO GRANDE DO NORTE

A Vale tem aumentado seus investimentos na geração de energia e agora partiu para um novo projeto, desta vez eólico. Junto com a australiana Pacific Hydro, a mineradora brasileira pretende construir dois parques de geração a partir dos ventos no Rio Grande do Norte, voltados para o consumo da própria empresa brasileira. Serão cerca de R$ 650 milhões aplicados no empreendimento.

Apesar de as duas empresas serem sócias no negócio, com 50% cada, o acordo prevê que pelos próximos 20 anos a energia seja toda consumida pela Vale. As licenças ambientais para os parques já foram emitidas e a previsão para a entrada em operação das plantas é para 2014.

De acordo com diretora de RH, Saúde e Segurança, Sustentabilidade e Energia da Vale, Vânia Somavilla (foto), até o fim da década a demanda por energia elétrica dentro da mineradora deve crescer 150%, e a intenção da empresa é suprir essa necessidade a partir de energias renováveis.

Já para o presidente da Pacific Hydro, Rob Grant, a parceria é importante porque possibilita a expansão do mercado eólico brasileiro para além dos leilões regulados, que têm sido a principal forma de ampliar a participação da energia eólica na matriz brasileira.

A empresa australiana já possui dois parques eólicos na Paraíba, onde produz 58 MW, além de 300 MW em energia eólica e hidrelétricas na Austrália e 500 MW em hidrelétricas no Chile.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of