VALE VENDE 49% DE SUA PARTICIPAÇÃO EM BELO MONTE PARA CEMIG
A Vale informou que concluiu a negociação de 49% de sua participação na usina hidrelétrica de Belo Monte com a Cemig. O acordo foi fechado por R$ 305 milhões e diminuiu a participação da mineradora no empreendimento de 9% para 4,59%. Essa diminuição pode acarretar numa redução igual no que a Vale deveria investir no financiamento do projeto.
A companhia passa a ter o direito de aquisição de 9% da energia que a hidrelétrica gerada, de acordo com contrato de longo prazo assinado em 2012. A Vale reiterou que a venda já havia sido acertada no final de 2013 e que foi sacramentada mediante as aprovações legais necessárias. O negócio se deu após a Vale passar seus 9% de participação na Norte Energia para a subsidiária Aliança Norte Energia, que teve 49% adquiridos pela Cemig.
A venda da participação é parte do plano de desinvestimento da Vale, que deve focar seus custos nos seus negócios de mineração, carro-chefe da companhia. A usina de Belo Monte deve ter uma capacidade instalada de 11.233,1 megawatts de energia elétrica.
Deixe seu comentário