VALLOUREC FOI UMA DAS VENCEDORAS DO PRÊMIO INVESTOR PETROBRÁS 2022 | Petronotícias




faixa - nao remover

VALLOUREC FOI UMA DAS VENCEDORAS DO PRÊMIO INVESTOR PETROBRÁS 2022

c804fb4d-b3ec-4165-82df-03ce0b3519d9Uma nova tecnologia desenvolvida pela Vallourec garantiu à empresa o Prêmio Inventor Petrobrás 2022. O dispositivo, chamado “Submagnético”, é capaz de evitar o acúmulo de depósitos salinos – as chamadas incrustações – em tubulações de poços de óleo e gás. Segundo a empresa, a tecnologia funciona por meio da aplicação de um campo magnético sobre o petróleo extraído. Dessa forma, o dispositivo impede que os depósitos diminuam a vazão do óleo na tubulação e criem problemas de funcionamento das válvulas.

Esse reconhecimento da Petrobrás é muito gratificante e demonstra o quanto trabalhamos para entregar as melhores e mais avançadas soluções para os nossos clientes, sempre em busca da excelência”, disse o vice-presidente sênior da Vallourec América do Sul, Pierre d’Archemont. O Prêmio Inventor Petrobrás destaca a expertise técnica, a competência e o espírito colaborativo de pesquisadores que depositaram patentes estratégicas em parceria com a petroleira brasileira.

c2911538-de02-4cba-ad6e-6cea38d2e37fA incrustação é um dos principais motivos causadores de paradas de produção em poços offshore. Segundo a Vallourec, a remediação do problema passa pela realização de tratamento remoto, o que exige barco de estimulação ácida e, no pior dos casos, intervenção no poço para remoção mecânica dos depósitos salinos. A empresa alega que métodos baseados em sistemas de injeção química têm se mostrado insuficientes para evitar o problema, além de terem impacto ambiental e aumentarem a complexidade estrutural dos poços.

As incrustações são um problema grave para o setor de óleo e gás. Ao reconhecer nossa pesquisa, a Petrobras valoriza uma solução que melhora a produtividade dos poços de petróleo e reduz os gastos causados pela formação de incrustação”, destacou o pesquisador da Vallourec José Roberto de Souza Júnior.

Ainda de acordo com o especialista, o ‘Submagnético’ é uma solução 100% passiva, ou seja, sem a necessidade de ativação, seja por potência elétrica, seja por pressão hidráulica. Os ímãs, semelhantes aos da indústria espacial, geram naturalmente o campo magnético desejado”, explica. O equipamento suporta altas pressões e temperaturas sem perder a eficiência. De acordo com a Vallourec, ele pode ser instalado tanto em poços em terra (onshore) quanto no mar (offshore).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of