VALLOUREC INAUGURA CENTRO TECNOLÓGICO NO RIO DE JANEIRO
A companhia francesa Vallourec inaugurou um centro de pesquisa no Rio de Janeiro, no Parque Tecnológico da UFRJ, onde pretende atuar de forma mais próxima à Petrobrás. O objetivo é atender às necessidades da estatal em relação às condições extremas de pressão, temperatura e corrosão do pré-sal. A empresa estima que seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento cheguem a R$ 90 milhões no Brasil ao longo dos próximos cinco anos.
Batizada de Vallourec Competence Center Rio (VCC), a unidade deverá iniciar suas atividades em outubro deste ano, quando passará a contar com uma equipe de 30 pessoas. De acordo com a empresa, o foco principal serão as pesquisas voltadas para o pré-sal, mas o centro também vai envolver a criação de projetos voltados para o desenvolvimento do uso de tubos e produtos tubulares com fins estruturais, automobilísticos, de transportes e robótica.
O vice-presidente de tecnologia do grupo Vallourec, Flavio de Azevedo (foto, à esquerda), afirmou em nota que pretendem apoiar a Petrobrás a enfrentar não só os desafios do pré-sal, como também os que possam surgir com a exploração da Margem Equatorial.
“Essas novas fronteiras de exploração têm exigências severas quanto a tubos e conexões, que precisam ser capazes de suportar combinações únicas de restrições mecânicas, corrosivas e térmicas”, destacou.
O novo centro tecnológico vai atuar com o apoio da unidade de pesquisa da Vallourec em Belo Horizonte, que recentemente também foi expandida, e dos outros centros de pesquisa da companhia em todo o mundo.
Deixe seu comentário