VALMET FECHA CONTRATO COM A PETROBRÁS PARA FORNECIMENTO DE PEÇAS NA SEMANA EM QUE COMEMORA 65 ANOS NO BRASIL
A Valmet começou a semana anunciando hoje (11) a assinatura de um contrato nacional com a Petrobrás. O escopo abrange o fornecimento de peças sobressalentes para válvulas, atuadores e posicionadores em todas as unidades operacionais da petroleira. As entregas serão destinadas aos segmentos de exploração, produção, refino, comercialização de petróleo e gás natural, além da geração de energia elétrica.
O acordo terá duração de um ano e possibilidade de renovação automática por até cinco anos. Segundo a Valmet, esse modelo proporcionará à Petrobrás benefícios estratégicos, como maior previsibilidade de custos, garantia de disponibilidade de equipamentos, agilidade nos processos, redução da burocracia e suporte técnico especializado com padrão de qualidade reconhecido.
O primeiro pedido foi incluído nos pedidos recebidos pela Valmet no segundo trimestre de 2025. Os demais pedidos serão reconhecidos ao longo do contrato. “Este contrato reforça a confiança da Petrobras na capacidade da Valmet de fornecer soluções confiáveis e de alto desempenho, além de consolidar nossa presença no setor de óleo e gás”, declarou o gerente de negócios de Flow Control para a indústria de óleo e gás na Valmet, Marco Souza.
COMEMORAÇÕES POR 65 ANOS DE OPERAÇÃO NO BRASIL
Além do novo contrato com a Petrobrás, a semana será especial para a Valmet, que está comemorando uma marca muito importante para qualquer companhia: 65 anos de atuação no Brasil. Presente em diversos estados, com unidades em Imperatriz (MA), Belo Horizonte (MG), Guarulhos e Sorocaba (SP), Novo Hamburgo e Portão (RS), Joinville (SC) e Araucária (PR), a Valmet aposta em inovação e soluções avançadas para impulsionar o desenvolvimento de uma economia mais eficiente e de baixo impacto ambiental. Sob o mote “Pessoas que inovam. Tecnologia que transforma“, a empresa celebra uma trajetória marcada por parcerias estratégicas, evolução constante e visão de longo prazo.
Como parte das comemorações, a empresa decidiu ser patrocinadora oficial da 20ª edição da Fastmarkets Forest Products Latin America Conference 2025, um dos principais eventos do setor na América Latina. O encontro começa nesta segunda-feira (11) e vai até a próxima quarta-feira (13), no Renaissance Hotel, em São Paulo. Ele vai reunir executivos, especialistas e tomadores de decisão para debater os rumos do setor florestal na região. A atual década é marcada por uma estratégia de crescimento da empresa. A Valmet tem investido fortemente em conectividade, transformação digital e aquisições que ampliam seu portfólio e sua capacidade de atendimento. Entre os marcos recentes estão a incorporação da canadense GLV (2019), que adicionou tecnologias para Preparo de Massa; a fusão com a Neles Corporation (2021), fortalecendo a oferta de soluções em flow control; e a aquisição da área de Tissue do Grupo Körber (2023), agregando tecnologias inovadoras para conversão e embalagem.
Em 2024, a Valmet concluiu a compra da brasileira Demuth, com duas plantas no Rio Grande do Sul, ampliando sua oferta para pátio de madeira. A empresa também é a principal parceira tecnológica para a construção da nova fábrica da Arauco, em Inocência (MS), considerada o maior projeto de celulose implementado em etapa única do mundo, com capacidade anual de 3,5 milhões de toneladas. Referência internacional em sustentabilidade corporativa, a Valmet integrou, pelo segundo ano consecutivo (2024–2025) a List do CDP (Carbon Disclosure Project), organização que reconhece empresas líderes em transparência. A companhia atingiu sua meta de neutralidade de carbono em suas operações diretas com sete anos de antecedência, graças ao uso de fontes renováveis e à adoção de práticas de alta eficiência energética.
Na América do Sul, a planta de Araucária (PR) já opera com consumo 100% neutro em emissões de CO₂. O objetivo é replicar esse resultado nas unidades de Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG) e Joinville (SC) até o fim do ano. Além disso, a Valmet engajou mais de 90 fornecedores com maiores emissões para que adotem práticas alinhadas ao seu Programa Climático. Com soluções que viabilizam a autossuficiência energética, como caldeiras de biomassa livres de combustíveis fósseis e tecnologias em bioenergia, a empresa foi reconhecida, em 2023, pelo décimo ano consecutivo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Como parte da programação oficial do evento, o diretor de Celulose, Energia e Circularidade da Valmet na América Latina, Fernando Scucuglia (foto à direita), apresentará, na terça-feira (12) às 16h, a palestra intitulada “Olhar sustentável para o futuro: escalando sustentabilidade às operações na América Latina”. Na ocasião, ele discutirá as perspectivas para o futuro das operações industriais sustentáveis, com foco na automação e no uso de dados em tempo real para aumento de performance e redução de emissões. A apresentação também abordará os impactos da transição para uma economia circular e bio-based na produção de celulose e papel, além de explorar oportunidades de descarbonização e ganhos energéticos nas plantas da região. Scucuglia destacará ainda como parcerias tecnológicas estratégicas podem apoiar as empresas da América Latina no cumprimento das exigências globais de sustentabilidade e refletirá sobre o que define a “fábrica do futuro” e o quão próxima essa realidade já está. As ações da Valmet estão alinhadas à sua nova diretriz corporativa global, Lead the Way, que estabelece metas ambiciosas para 2030. A estratégia reforça o compromisso com a transformação setorial por meio da digitalização, da redução de emissões e da oferta de soluções que impulsionem a transição para uma economia mais verde e resiliente.
Deixe seu comentário