faixa - nao remover

VANASA APOSTA EM EXPANSÃO DA DEMANDA NA INDÚSTRIA DO GÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Criada em 1999, a Vanasa Multigas vem apostando no fornecimento de equipamentos utilizados no tratamento de gás natural e acredita que a demanda pelo combustível deva dar um salto nos próximos anos. A companhia tem sede em Cerquilo, no estado de São Paulo, e fornece não apenas sistemas para distribuidoras de gás, como para postos de combustível, onde é necessário um equipamento especial para a regulagem da pressão e a medição de vazão do abastecimento dos veículos. De acordo com o engenheiro de aplicação da companhia, Tiago Ferraz, além de prestar serviços frequentes para a Petrobrás – como a recente entrega de lançadores de PIG para a estatal -, a Vanasa vem ampliando sua carteira de clientes, com novos contratos pelo país, como um recente com a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Qual a área de atuação da empresa?

A Vanasa Multigas é fornecedora de equipamentos e serviços para distribuição de gás natural. A função básica dessas tecnologias é tratar o gás por meio de sistemas de aquecimento, filtragem e medição de regulagem. Após o tratamento, o gás está preparado para ser distribuído para postos de gasolina, fábricas etc.

Quais são os principais clientes?

A Petrobrás é a nossa principal parceira. A nossa fatia da Petrobrás nesse segmento é de 80%. Temos também a Comgás, de São Paulo; SulGás, do Rio Grande do Sul; e Gasmig, de Minas Gerais. Todo estado tem sua estatal de gás e são essas empresas com quem a gente trabalha. Também temos os clientes na área industrial. Por exemplo, uma fábrica quer saber como está o consumo de uma caldeira. Então, nós instalamos um medidor que consegue medir localmente ou remotamente quanto está passando de vazão.

Vocês produzem estes equipamentos?

Nós produzimos equipamentos que fazem parte da caldeiraria e importamos equipamentos como válvulas, reguladores e medidores. Nós somos representantes oficiais da GE no Brasil. Também representamos a Gorter, Sypris, Canalta, Forain, Eagle Research, Taylor Valve Technology e Alfa Engineering. 

Além de indústrias e companhias de gás, vocês atendem outros clientes?

Nós produzimos um sistema utilizado em postos de gasolina em que há Gás Natural Veicular (GNV). As companhias entregam o gás com 7 Bar de pressão, só que, para ser injetado no carro, o gás precisa ter 1 Bar de pressão. O nosso sistema filtra, reduz a pressão e ainda mede a quantidade de gás injetado no carro.

Pode citar alguns projetos realizados pela Vanasa?

Recentemente, entregamos lançadores de PIG para Petrobrás. Esses sistemas lançam PIGs que percorrem a tubulação eliminando sujeiras. Qualquer resíduo é retirado. O PIG é como se fosse uma esponja; ele percorre o duto inteiro, independente de sua extensão. Já em Manaus, por meio de processo de licitação, nós fornecemos para a Cigás Manaus uma linha completa de sistemas de filtragem e aquecedores. Todos entre 14 e 16 polegadas.

Como vê o momento atual do mercado de gás natural?

Está oferecendo oportunidades de expansão. Principalmente com a vinda do pré-sal, que vai fazer com que haja uma explosão na demanda. Ficou claro que o combustível mais viável para empresas é o gás natural, porque ele é constante, o retorno de investimento é bem mais rápido, e a manutenção é bem mais simples.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Sergio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Sergio
Visitante
Sergio

Saiu nas redes sociais que Landim ( da Ouro Preto) voltou com tudo a sondar a compra da HRT, inclusive fundos estrangeiros e acionistas minoritários da HRT, estão apoiando a iniciativa!!