A AMERICANA VARO ENGINEERS ANUNCIA FECHAMENTO DE ESCRITÓRIO NO BRASIL
As incertezas que rondam o mercado nacional de petróleo e gás e os recentes casos de corrupção na Petrobrás afastaram mais uma companhia do Brasil. Dessa vez, a Varo Engineers, com sede em Ohio, nos Estados Unidos. A empresa anunciou o fechamento do seu escritório no Rio de Janeiro, pouco mais de três anos depois da sua abertura.
A Varo Engineers é uma companhia com mais de 60 anos de atividade no setor de serviços de engenharia e projetos multidisciplinares, mas nem a sua experiência foi suficiente para vencer o cipoal burocrático que é o Brasil. Como disse certa vez Tom Jobim usando toda sua ironia, ” O Brasil não é para amadores”. E nem para profissionais com uma experiência dessas. A companhia vinha fazendo esforços para se manter economicamente viável no Brasil. A Varo foi à Houston buscar novos parceiros na Offshore Technology Conference 2015 e, em maio, havia renovado seu cadastro junto à Petrobrás. A empresa ficou bastante estimulada com o convite às empresas americanas virem para o Brasil, feito em palestra oficial pelo conselheiro da presidência das Petrobrás, Paulo Alonso. Afinal, já estava estabelecida no Brasil, o que parecia uma vantagem. Mas a realidade foi mais dura.
A Diretora Internacional da Varo, Devena Stewart (foto), anunciou a decisão da companhia devido à “recessão, corrupção e problemas na Petrobrás”. De acordo com a executiva, a maioria dos clientes com quem faz negócios no Brasil não precisa de um escritório da companhia no país.
Devena ainda virá ao Brasil nos próximos meses para auxiliar os clientes da Varo neste momento de transição que a companhia passa. A Varo pretende continuar desenvolvendo atividades no país, mas apenas através da sede americana.
Veja a íntegra do anúncio oficial da Varo Engineers:
“A Varo Engineers fez um esforço significativo nos últimos anos para penetrar no mercado Brasileiro através de uma presença local no país, através da Varo do Brasil. O plano foi concebido de modo a usar recursos e experiência dos Estados Unidos de forma a facilitar nossos esforços de penetração, apoiados por um escritório estratégico com pessoal próprio no Brasil, para acomodar engenharia, Gestão de Projetos e diferenças de idiomas locais.
Após um início difícil, nosso escritório foi realocado no Rio e equipado para maximizar nossas chances de sucesso. Infelizmente, logo após nossa mudança para o Rio, a economia no Brasil começou a dar sinais de recessão, corrupção imobilizada pelos principais clientes governamentais, e nossa capacidade de alavancar recursos a partir dos Estados Unidos diminuiu, tornando as operações no Brasil financeiramente inviáveis. Portanto, com efeito imediato, a Varo tomou a decisão de encerrar o escritório da Varo do Brasil.
Eu gostaria de agradecer nossos associados no Brasil que trabalharam duro para tornar o escritório rentável. Eles são uma equipe talentosa de profissionais que, em diferentes circunstâncias, o sucesso teria sido certo. Desejamos-lhes o melhor em seus futuros empreendimentos.
A Varo Engineers nos Estados Unidos continua com suas atividades, proporcionando apoio de engenharia aos nossos clientes brasileiros”.
Deixe seu comentário