VAZAMENTO DE ÓLEO ATINGE COSTA DE ARRAIAL DO CABO, MAS SUA ORIGEM É DESCONHECIDA
Uma mancha de óleo se alastrou, a partir de meados desta semana, na costa de Arraial do Cabo (RJ), chegando também a praias da região. Com o material espalhado pela água, a pesca na área foi suspensa. É possível também encontrar óleo nas areias de algumas praias. A origem do vazamento, contudo, ainda não foi descoberta.
A prefeitura de Arraial do Cabo disse que a Secretaria Municipal do Ambiente está se reunindo com os órgãos ambientais INEA, ICMBIO, IBAMA, além da Marinha do Brasil, para apurar a origem deste material que afetou a Prainha e também as Prainhas do Pontal do Atalaia.
Segundo o Secretário Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, a hipótese é de que o óleo seja de alguma plataforma móvel que operou ou esteja operando próximo a costa da região. “A Capitania dos Portos e a Agência Nacional de Petróleo também foram informadas da situação para que haja apuração para sabermos de onde veio esse óleo“, completou o secretário.
Em redes sociais, circula um vídeo onde um homem dentro de um barco aparece coletando o material espalhado no mar. Nas imagens, é possível ver placas de óleo espalhadas pelas águas cristalinas da região. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão nas praias atingidas realizando a limpeza da areia.
Pelos indícios detectados de óleo de alta viscosidade , trata-se de óleo bunker despejado por algum navio safado na costa do Brasil