VAZAMENTO DE ÓLEO DE UM TERMINAL PETROLÍFERO CAUSA POLUIÇÃO EM PORTO VALDEZ, NO ALASKA
O operador do oleoduto trans-Alasca removeu quase mil barris de água oleosa no Terminal Marítimo de Valdez, depois que a mistura de água e óleo caiu na água perto do Porto de Valdez, onde de pequenos barcos de pesca ficam atracados. A Alyeska Pipeline Service disse em um comunicado que não se sabe quanto óleo foi derramado. O vazamento foi relatado ao Departamento de Conservação Ambiental do Alasca do informou a agência estadual. Tripulações no terminal relataram um brilho na água perto do porto. A fonte do vazamento foi contida. Questionada sobre se o vazamento foi grande, Michelle Egan, porta-voz da Alyeska, disse que não comentaria sobre o tamanho do vazamento: “Não vou caracterizá-lo de uma maneira ou de outra até obtermos mais informações. Sempre que olhamos na água, isso é muito importante para nós. Uma equipe de embarcações especiais foi despachada rapidamente para conter o vazamento usando equipamentos especiais.”
O Alyeska Pipeline, de propriedade dos principais produtores de petróleo do Alasca, criou uma equipe de gerenciamento de incidentes para coordenar todo trabalho para conter o derramamento. Nenhum ferido foi relatado e as operações do terminal não foram afetadas. Até às 9 horas da manhã de quinta-feira, a Alyeska havia recuperado cerca de mil barris, ou de água oleosa. “A causa do acidente ainda está sob investigação, mas os primeiros indicadores sugerem que a mistura de água e petróleo estava vazando de um poço que transbordou”, disse o Departamento de Conservação Ambiental do Alaska. Seria o poço que é um dreno: “Ele pode coletar água da chuva de áreas de processo, contenção secundária, estacionamento etc.”
O óleo viajou sob a superfície coberta de neve e saiu perto da cabine do cais 4 do Porto Valdez. A maior parte estava atrás da área de atracação com barreiras e outras medidas de contenção. A água oleosa estava sendo escoada de uma área cercada. Embarcações de pesca treinadas para participar da resposta a derramamentos de óleo também foram implantadas para captar o óleo vazado. Sobrevoos e vigilância de embarcações da área estão em andamento. As equipes estão trabalhando para determinar a quantidade de contaminação dentro e ao redor do poço.
Deixe seu comentário