VAZAMENTO DE ÓLEO E GÁS DA BP AFETA NORTE DO ALASCA
A British Petroleum voltou a sofrer com um vazamento de petróleo. Um poço da petroleira britânica começou a vazar óleo e gás nos últimos dias no Norte do Alasca, e a empresa vem trabalhando para tentar fechá-lo, mas as condições adversas da região, com temperaturas muito baixas, estão dificultando o trabalho nas instalações.
De acordo com as autoridades americanas, já não há mais a emissão de petróleo a partir do poço, mas ele continua a liberar gás, sem que a companhia tenha conseguido controlar a situação até o momento.
O Departamento de Conservação Ambiental do Alasca (Adec, na sigla em inglês) informou que está acompanhando o problema e que imagens aéreas indicam que o vazamento de petróleo não se estendeu para além do entorno da área em que está instalada a sonda, mas que ainda não tem condições de estimar o volume de óleo vazado.
A petroleira ficou profundamente marcada pelo acidente de Macondo, no Golfo do México, em 2010, que gerou um vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo, levando a uma multa de US$ 18,7 bilhões. No entanto, a empresa já teve outros vazamentos nos Estados Unidos, de menor porte, inclusive no Alasca, onde problemas em suas operações acabaram por jogar 5 mil barris de petróleo ambiente em 2006 e outros mil barris em 2009.
Deixe seu comentário