faixa - nao remover

VENCEDORES DA OLIMPÍADA NUCLEAR DA WNU SÃO RECEBIDOS PELO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA

ssaaA vitória dos estudantes brasileiros na OlImpíada Nuclear WNU/IAEA 2019, organizada pela World Nuclear University (WNU), ainda está repercutindo. E com razão. Agora eles receberam uma homenagem especial do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que os recebeu em Brasíliia. Para lembrar, a WNU é uma rede global de educação e institutos que oferecem programas de treinamento para futuros líderes na área de energia nuclear, produção de radioisótopos e aplicações da radiação ionizante. Esta foi a segunda vez que o Brasil vence a Olimpíada Nuclear. A primeira foi em 2015, Alice Cunha da Silva, na época estudante de graduação em Engenharia Nuclear pela UFRJ e hoje uma respeitada executiva da Westinghouse no Brasil.

A Olimpíada consistiu em diversas etapas envolvendo a elaboração e divulgação ampla de um vídeo sobre alguma aplicação da energia nuclear, uma entrevista em inglês com o líder do grupo e a criação de um relatório consistente sobre a aceitação e o conhecimento público a respeito de radiofármacos e os usos da energia nuclear, feito com base em uma pesquisa de campo que deveria ser realizada com no mínimo 100 brasileiros (a equipe alcançou 348 entrevistados).

A última etapa ocorreu no dia 1 de novembro, na Áustria, durante o International Symposium on Trends in Radiopharmaceuticals (ISTR-2019). O líder do grupo fez uma apresentação oral do relatório, que foi considerada de alto nível por uma banca de jurados especializados, e saiu vitoriosa por unanimidade. Dos 4 grupos finalistas, dois eram brasileiros, um grupo americano e um grupo de chinês.

Na foto, os brasileiros vencedores com o Ministro Bento Albuquerque:  (da esquerda para direita) Alice Cunha, de preto, Vitor Fernandes de Almeida (Líder da equipe), Engenheiro Químico e Mestre em Ciência e Tecnologia das radiações, minerais e materiais, pelo CDTN, com especialização em Reatores Nucleares; Luciana Sampaio Ribeiro, Engenheira Química e doutoranda em Ciência e Tecnologia das radiações, minerais e materiais, no CDTN, com especialização em Materiais; Edilaine Ferreira da Silva, Engenheira Química e Mestre em Ciência e Tecnologia das radiações, minerais e materiais, pelo CDTN, com especialização em Materiais; Anna Flavia de Freitas Valiante Peluso, estudante de Engenharia Química; e Nathália Silva de Medeiros, estudante de Engenharia Química, sob a orientação do Dr. Amir Mesquita Zacarias.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of