faixa - nao remover

VENCEDORES DAS OLIMPÍADAS NUCLEARES BRASILEIRAS SERÃO ANUNCIADOS EM NOVEMBRO

hackaton1-1-300x227As Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB) avançaram para uma nova etapa. Conforme já noticiamos, a competição intelectual reúne estudantes de graduação, mestrado e doutorado que estão propondo soluções para desafios atuais da indústria nuclear mundial. Nesta sexta-feira (29), os participantes fizeram a apresentação final online dos projetos ao júri da competição, que é composto por gestores das maiores universidades e empresas do Brasil. Os vencedores serão anunciados durante o evento Nuclear Legacy, que será realizado em novembro pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), em Brasília. A coordenação da ONB está nas mãos da engenheira nuclear da Framatome, Eliene Silva, e da conselheira da ABDAN, Patricia Wieland (ambas na foto ao lado).

Ao todo, cinco grupos estão participando desta etapa final da competição. No tema energia, os participantes são o Grupo Tribus, que propôs a utilização de uma usina nuclear flutuante para geração de energia em locais remotos do Brasil, e o Grupo Amaná, cujo projeto prevê usar água salobra do sertão nordestino e CO2 da atmosfera para produzir combustíveis sintéticos. No tema Cibernética, o Grupo Cybershield apresentou uma proposta de framework de segurança cibernética para reatores modulares pequenos. Por fim, no tema Inteligência Artificial, os grupos IA Brain e In Dose apresentaram soluções e propostas para monitoramento de radiação e dispersão de pluma radiológica.

Ao todo, quase 50 alunos se inscreveram nas Olimpíadas Nucleares Brasileiras. Cerca de 30 participantes de diferentes regiões do Brasil avançaram para a segunda etapa da disputa. A competição tem mentoria de Leonam Guimarães (ABDAN/Eletronuclear), Karla Lepetitgaland (Eletronuclear), Marcos Santana (IEN/CNEN), Guilherme Dutra (IEN/CNEN), Andressa Nicolau (UFRJ) e Claudio Pereira (IEN/CNEN).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of