VENDAS INTERNAS DE PRODUTOS QUÍMICOS EM ABRIL TIVERAM QUEDA DE 12,45% | Petronotícias




faixa - nao remover

VENDAS INTERNAS DE PRODUTOS QUÍMICOS EM ABRIL TIVERAM QUEDA DE 12,45%

eco_38123-370465As vendas internas de produtos químicos tiveram queda de 12,45% em abril ante o mês anterior, segundo relatório preliminar feito pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). É um banho de água frio no setor, já que o desempenho no quarto mês do ano é o pior dos últimos 12 meses.

Ainda segundo a Abiquim, as vendas internas amargaram declínio de 1,47% no acumulado do 1º quadrimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, o índice de produção nos primeiros quatro meses do ano cresceu 3,84%, usando a mesma base de comparação, por influência do desempenho das exportações – que fecharam com alta de 1,9% neste intervalo.

O levantamento da Abiquim apontou ainda que o consumo aparente nacional cresceu 13,6% no primeiro quadrimestre de 2017 em relação ao ano passado. Já a taxa de ocupação das instalações foi de 79%, um ponto a mais do que a apurada em 2016.  “As importações voltam a ocupar uma fatia maior da demanda doméstica por produtos químicos, enfatizando a falta de competitividade do setor“, explicou  a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira.

O estudo acrescenta que a utilização média da capacidade instalada ficou em 80% nos últimos 12 meses, dois pontos acima na comparação com o índice dos 12 meses anteriores. “Apesar da melhora, a ociosidade ainda se encontra em patamares elevados para os padrões da indústria química mundial, o que desestimula as empresas a investirem no País“, afirmou Fátima. “É necessário pensar no longo prazo e manter o foco em questões estruturais, que devolvam competitividade ao País. Devem ser destacados importantes programas sob a área do Ministério de Minas e Energia, como o Gás para Crescer, que tem o objetivo de definir um marco regulatório para o gás natural; o Combustível Brasil, que tem por meta traçar as necessidades do País em termos de refino de derivados do petróleo, além do Renova Bio“, finalizou.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of