VEOLIA LANÇA NOVA TECNOLOGIA PARA REÚSO DE ÁGUA EM PLATAFORMAS | Petronotícias




faixa - nao remover

VEOLIA LANÇA NOVA TECNOLOGIA PARA REÚSO DE ÁGUA EM PLATAFORMAS

plataforma-de-petroleo-e-gasA Veolia está lançando uma nova tecnologia para o reúso e o descarte de água industrial no setor de óleo e gás, com destaque para plataformas. Chamada de Opus II, a solução faz o pré-tratamento de água a partir de um sistema de membranas para a remoção de substâncias oleosas, e pode ser aplicada no tratamento de água produzida em campos de petróleo.

De acordo com a empresa, a tecnologia é compacta, modular e tem baixo custo de instalação, com três anos de vida útil para as membranas, atuando por meio de um sistema de clarificação operante a um pH elevado e outro de ultrafiltração.

Posteriormente, o material filtrado é submetido a um sistema de troca iônica com resinas catiônicas fracas. Estas etapas funcionam como pré-tratamento para a etapa final, realizada pelo sistema de osmose reversa, que tem como objetivo a redução da condutividade, incluindo a remoção de sílica, boro e outros íons.

“A possível incrustação causada pela sílica, cálcio e sais metálicos é minimizada, uma vez que o sistema possui um processo de limpeza contínua”, explica a Veolia em nota.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

PRECISAMOS DE MAIS CUIDADOS PARA EXPLORAR A NOSSA RIQUEZA NO MAR https://www.linkedin.com/pulse/precisamos-de-mais-cuidados-para-explorar-nossa-riqueza-pereira?trk=pulse_spock-articles A tempos, a mídia vem denunciando um grave problema existente na Petrobrás. Refiro-me à questão do declínio produtivo de óleo na Bacia de Campos, que decorre do aumento contínuo do percentual de água produzida como elemento do processo produtivo. Constata-se na atualidade, uma curva produtiva de óleo inversamente proporcional à captação de água produzida. Além do decaimento produtivo de óleo e do aumento de água produzida, não observamos menção por parte da mídia de uma questão relevante, decorrente desta constatação, qual seja: a contaminação crescente do ecossistema marinho… Read more »