VEOLIA LANÇA NOVA TECNOLOGIA PARA REÚSO DE ÁGUA EM PLATAFORMAS
A Veolia está lançando uma nova tecnologia para o reúso e o descarte de água industrial no setor de óleo e gás, com destaque para plataformas. Chamada de Opus II, a solução faz o pré-tratamento de água a partir de um sistema de membranas para a remoção de substâncias oleosas, e pode ser aplicada no tratamento de água produzida em campos de petróleo.
De acordo com a empresa, a tecnologia é compacta, modular e tem baixo custo de instalação, com três anos de vida útil para as membranas, atuando por meio de um sistema de clarificação operante a um pH elevado e outro de ultrafiltração.
Posteriormente, o material filtrado é submetido a um sistema de troca iônica com resinas catiônicas fracas. Estas etapas funcionam como pré-tratamento para a etapa final, realizada pelo sistema de osmose reversa, que tem como objetivo a redução da condutividade, incluindo a remoção de sílica, boro e outros íons.
“A possível incrustação causada pela sílica, cálcio e sais metálicos é minimizada, uma vez que o sistema possui um processo de limpeza contínua”, explica a Veolia em nota.
PRECISAMOS DE MAIS CUIDADOS PARA EXPLORAR A NOSSA RIQUEZA NO MAR https://www.linkedin.com/pulse/precisamos-de-mais-cuidados-para-explorar-nossa-riqueza-pereira?trk=pulse_spock-articles A tempos, a mídia vem denunciando um grave problema existente na Petrobrás. Refiro-me à questão do declínio produtivo de óleo na Bacia de Campos, que decorre do aumento contínuo do percentual de água produzida como elemento do processo produtivo. Constata-se na atualidade, uma curva produtiva de óleo inversamente proporcional à captação de água produzida. Além do decaimento produtivo de óleo e do aumento de água produzida, não observamos menção por parte da mídia de uma questão relevante, decorrente desta constatação, qual seja: a contaminação crescente do ecossistema marinho… Read more »