FORNECEDORA DE ROUPAS ESPECIAIS PARA ÓLEO&GÁS, VÉRTICE QUER TRIPLICAR FATURAMENTO EM 2013
Por Rafael Godinho / Petronotícias –
O crescente mercado de Óleo&Gás movimenta vários setores da economia e favorece uma infinidade de empresas – grandes, pequenas e médias. Eurico Dauber Neto é um dos três sócios da Vértice Roupas e Acessórios, que dirige junto a Gustavo Vidal e Everton Luis da Silva. Com sede na cidade de Portão, região metropolitana de Porto Alegre (RS), a companhia dedica-se à confecção de vestimentas especiais, como uniformes impermeáveis a esgoto e combustíveis, específicos para suportar frio ou calor, em diversas circunstâncias. Para conhecer melhor a empresa e seus serviços, confira abaixo a entrevista.
Como começou a Vértice?
A empresa começou sua atuação em março de 2007, fornecendo para licitações públicas, como para a brigada militar. No começo, tudo é difícil, então optamos pelo atendimento às regiões do nosso entorno, fornecendo produtos para as prefeituras ao redor de Porto Alegre. Com o tempo, fomos expandindo nossa atividade, buscando honrar os compromissos firmados. Hoje nossa atuação é concentrada nas regiões Sudeste e Sul.
Por que o fornecimento de roupas especiais?
Eu era funcionário de uma empresa que produzia isso, e notei uma carência grande no mercado, principalmente no aspecto do atendimento correto. Infelizmente, em geral o pessoal não cumpre o que eles mesmos estabelecem. São produtos de má qualidade, questões financeiras incorretas, entregas fora do prazo estipulado. Então nós entramos no mercado e estamos ganhando nesses aspectos. Buscamos qualidade na entrega, no produto e nos atendimentos.
A Vértice fornece material para quais clientes?
Atendemos a várias empresas, em diversos mercados, de transportadora a combustível. Atendemos à Copasa MG (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), Policiamento e Brigada Militar, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Infraero. Também fornecemos para o setor de Energia Elétrica. Por exemplo, para Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).
Como é o envolvimento da Vértice com o setor de Óleo&Gás?
Em Macaé, temos uma atuação bem específica em Óleo&Gás. Entre os nossos clientes ali, estão a Aker Solutions. No Rio Grande do Sul, já trabalhamos com a Petrobrás. Em Óleo&Gás, temos ainda cerca de 5% de participação. Pretendemos aumentar esse percentual. O grande atrativo para nós é o nome das empresas envolvidas: HRT, Petrobrás, Transpetro, Weatherford em Macaé. São clientes grandes, que não deixarão de pagar. Em Macaé e em São Paulo, contamos com o distribuidor Sermap.
Qual é o setor de maior atuação da Vértice?
Por enquanto, o setor de licitações, ou seja, vendas para órgãos públicos. Queremos ampliar nossa atuação em Óleo&Gás. No ano passado, fizemos duas feiras no Rio, com interesse nesse setor. Nossa perspectiva é atingir bastante o mercado de Óleo&Gás.
Qual é a preocupação da Vértice em relação à fabricação das roupas especiais?
Nós mesmos compramos a matéria prima, fabricamos os produtos e vendemos. Antes disso, o material deve ser certificado pelo Ministério do Trabalho. Um aspecto importante é em relação à permeabilidade, conforme cada situação de uso. Existe também um cuidado em relação à temperatura. Fazemos uma série de testes independentes, antes de enviar enfim para o Ministério do Trabalho.
Qual é o faturamento da Vértice?
Os faturamentos variam muito. Não temos um faturamento muito grande por empresas individualmente, pois trabalhamos com uma gama muito grande de clientes, com participação pequena para cada uma. As perspectivas para este ano são triplicar o faturamento na área de mercado privado: setores em geral, incluindo Óleo&Gás. Cada vez mais queremos clientes privados. A questão é a sazonalidade. Por exemplo, se é um ano de eleições, há menos licitações. Já o mercado privado não tem isso, é pedido constante. Queremos terminar com essa sazonalidade no fornecimento.
O que caracteriza os pedidos das empresas de Óleo&Gás?
O produto é todo personalizado. Sempre confeccionamos nossos produtos conforme o que o cliente quer. As roupas variam na cor, na quantidade de refletivos (faixa que vai afixada para prevenir acidentes à noite), logomarca da empresa, detalhes como manga, ajuste no tornozelo, ajuste de capuz. Uma transportadora não vai pedir uniforme igual ao do setor de Óleo&Gás. Dentro disso, um diferencial da Vértice é que nossos prazos são melhores. Somos os mais ágeis nesse sentido.
Existe alguma perspectiva da Vértice quanto ao comércio exterior?
Ainda não atuamos no mercado exterior. Mas, falando por mim mesmo, trata-se de um projeto pessoal, até mesmo por conta da minha formação, que é Comércio Exterior. No Mercosul, o principal atrativo é a isenção. Pela logística, penso que seriam Uruguai e Argentina.
A empresa foi afetada com o baixo crescimento da economia em 2012?
Essa questão não nos atingiu. Nosso faturamento praticamente triplicou de 2011 para 2012, em mais da metade de licitações. Aumentamos bastante o mercado privado. O fornecimento para órgão público ainda é nosso forte, porque o pagamento do órgão público é sempre certo. Nosso índice de inadimplência é baixo, e nunca tivemos prejuízo mediante custos extras com ação judicial. Claro, se acontecer, seremos obrigados a recorrer.
Quais são as metas da Vértice para o ano de 2013?
Uma das metas é continuar crescendo no ritmo que nós estamos e honrando nossos objetivos, não apenas financeiros, mas de respeito com clientes. Isso tudo com preço justo. Filial de produção, ainda não pensamos. O que queremos é ampliar a rede de distribuição. O atendimento é feito muito aqui dentro da empresa. Já temos produção para janeiro e fevereiro, que seria a pior época do ano em termos de vendas. Por ser impermeável, nosso produto é bem requisitado, mesmo que não esteja chovendo. Mesmo na plataforma, o trabalhador de Óleo&Gás fica sujeito ao mar e às intempéries.
Os senhores tem representante no Rio de Janeiro eu tenho conhecimento em uniformes profissionais e jatrabalhei para um empresa com este tipo de matérial.
bombeiro do Rio , Refinarias e Industriais em geral
desejo muito sucesso boa materia