VESTAS DO BRASIL VAI FORNECER TURBINAS PARA O PARQUE EÓLICO DA SERRA DO MEL E DE FOLHA LARGA
A empresa brasileira de energia Echoenergia fez um pedido de 76 MW para a terceira e última fase do projeto eólico Serra do Mel, cuja primeira fase incluiu as primeiras turbinas V150-4,2 MW da Vestas no Brasil. O parque eólico ficará localizado no Estado do Rio Grande do Norte, com uma capacidade total de 273 MW. Previsto para atendimento a um PPA (Power Purchase Agreement) bilateral, o pedido inclui o fornecimento e a instalação de 18 turbinas V150-4.2 MW com 120 metros de altura de cubo, que foram customizadas para as necessidades específicas do local. Além disso, a nova ordem inclui um contrato de serviço para a manutenção do parque eólico nos próximos 10 anos. A entrega de turbinas está prevista para o segundo trimestre de 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para o terceiro trimestre de 2020.
Edgard Corrochano, CEO da Echoenergia, disse que “A Echoenergia está investindo em energia eólica apoiada por um provedor de soluções confiável e experiente, a Vestas, para crescer rapidamente e se adaptar ao mercado de energia em evolução. Como fornecedora independente e altamente eficiente de energia, a Echoenergia foi a primeira a encomendar as turbinas V150-4.2 MW da Vestas no mercado brasileiro, estabelecendo uma parceria forte e confiável”.
As naceles serão prduzidas na fábrica da Vestas no Ceará, enquanto que as pás e as torres também serão produzidas localmente, de acordo com as regras do FINAME II do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). “O recorde da V150-4.2MW fala por si. Estamos muito orgulhosos de ver como essa turbina se adaptou ao mercado brasileiro, adequando-se perfeitamente às suas condições de vento e satisfazendo as necessidades dos clientes. Esse projeto também é relevante porque dá continuidade à forte parceria já estabelecida com a Echoenergia, a primeira empresa brasileira a depositar sua confiança na V150-4,2 MW ”, afirmou Rogério Zampronha(foto), presidente da Vestas no Brasil e LATAM Sul.
Outro pedido que a Vestas recebeu foi para gerar 197 MW no parque eólico Folha Larga II, que ficará localizado no município de Campo Formoso, na Bahia. O pedido, realizado pela EDF, parceiro de longa data da Vestas, inclui o fornecimento e a instalação de 47 turbinas eólicas V150-4.2 MW, além de um contrato de serviço para a manutenção do parque eólico nos próximos 20 anos. Com este projeto, a Vestas supera a marca dos 2 GW em pedidos para a V150-4.2 MW no Brasil, apenas nove meses após a variante da turbina ter estreado no país. As turbinas V150-4.2 MW serão produzidas na Bahia, apoiando a iniciativa do governo de promover fontes renováveis e uma matriz energética mais sustentável. A entrega de turbinas está prevista para o segundo semestre de 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para o primeiro trimestre de 2021. O parque eólico é uma extensão do projeto Folha Larga, de 147 MW. Uma vez concluído, o parque totalizará 344 MW de capacidade.
Deixe seu comentário