VIBRA COMEMORA A MARCA DE DOIS MIL POSTOS COM A SUA NOVA MARCA VISUAL
O impulso que a empresa ganhou com a privatização foi muito grande. Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, comemorando a ultrapassagem da marca de dois mil Postos Petrobrás com a sua nova identidade visual. O escolhido para marcar a celebração é o Octoberposto Comércio de Combustíveis, que fica no bairro de Valparaíso, em Blumenau, Santa Catarina. O projeto de imagem e experiência da rede de postos foi desenvolvido pela consultoria de branding e design foi a GAD’, que há dois anos e meio, criou o novo layout e os elementos que compõem a identificação do posto: a testeira (cobertura), o totem e a fachada da loja de conveniência e do centro de lubrificação. São temas temas ligados diretamente à transição energética e transformação para um posto de energia, um dos objetivos da Vibra para os próximos anos. A iluminação, mais intensa, aumenta a atratividade dos postos e favorece o atendimento noturno.
Para Flávio Dantas, Diretor Vice-Presidente Executivo de Comercial, Varejo e Inteligência de Mercado da Vibra, “A nova identidade vem gerando mais valor para os nossos revendedores e também contribuindo para os postos se tornarem mais atrativos, ampliando seus serviços e o tíquete médio. Nossos postos estão sendo desenhados pensando no futuro, nas demandas por diferentes energias.” A Vibra possui uma rede com mais de 8,3 mil postos de combustíveis espalhados em 1,8 mil cidades nos 27 estados do país. E para atender os os uniformes dos frentistas foram reestilizados para propiciar, além de resistência do tecido, conforto e leveza, assim como o modelo desenhado para os atendentes dos centros de lubrificação Lubrax + e das lojas de conveniência BR Mania.
Licenciada da marca Petrobrás, a Vibra tem a maior rede de postos do país, a mais confiável e que oferece os melhores produtos e serviços do mercado. O contrato tem validade de dez anos, podendo ser renovado por mais dez. Recentemente, a companhia lançou a nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium, que trazem uma nova tecnologia de aditivação para os combustíveis que proporciona mais limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor.
Leo Burgos, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing da Vibra, disse que “O sistema de marcas que abrange os Postos Petrobras, a loja BR Mania e os combustíveis é algo reconhecido, de valor e muito próximo ao consumidor. Com a nova imagem estamos entregando conveniência ampliada, fortalecendo o negócio dos nossos parceiros. Estamos entregando um mix de produtos e serviços de alta qualidade, chancelados pela marca Petrobrás, que é sinônimo de tradição, tecnologia e liderança de mercado.”
Como consumidor, me sinto lesado, ao abastecer em um posto com a marca Petrobras, que não pertence à Petrobras!
A Petrobras é uma empresa que não foi vendida, apenas (e infelizmente), alguns ativos foram vendidos, mas isto, ao meu ver, não dá o direito de vender o nome Petrobras para uso em uma rede de postos privada.
O CADE deve atuar para desfazer esta operação danosa, no sentido de proteger os interesses dos consumidores e não seguirem sendo enganados por uma política desastrosa.
Caso inusitado de uma empresa privada usar o nome de uma estatal. Quem autorizou isso, se é que o fez, deveria ser punido. Pode até justificar que aumentaria o “market share” da Petrobras, mas comete fraude, no meu entendimento, e se beneficia de algo que não construiu apenas comprou barato, fruto das decisões de dirigentes e conselheiros entreditas que queriam privatizar completamente a Petrobras em benefício de alguns grupos econômicos. É necessária uma apuração de quem são os compradores da BR e outros ativos privatizados dando clara transparência.
Punição aos responsáveis pela autorização