VISCOTAQ DESENVOLVE NOVAS SOLUÇÕES PARA DUTOS SUBMARINOS
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Um dos principais problemas na operação de dutos envolvidos no transporte de óleo e gás é a corrosão. Pensando nisso, a empresa holandesa Viscotaq, que pertence ao grupo Kleiss, desenvolveu um revestimento que possui novas características que ajudam no combate ao problema, sendo que um dos focos é a área submarina.
Um dos diferenciais dos revestimentos da companhia é que eles não sofrem o fenômeno de corrosão microbiológica induzida (MIC, em inglês), processo que corresponde a boa parte dos problemas envolvendo dutos submarinos, segundo o engenheiro de vendas da Viscotaq, Marcel van Pagee.
“Em revestimentos comuns, alguns micro-organismos conseguem se instalar, fazendo com que o duto sofra corrosão”, explicou. Segundo Marcel, os revestimentos da Viscotaq são fabricados com componentes que impedem que água a penetre na camada protetora. “Sem água e nutrientes, os micro-organismos não têm condições de sobreviver e, consequentemente, não promovem a corrosão do duto”, acrescentou.
Outra característica do revestimento fabricado pela companhia é a sua propriedade visco elástica, o que permite que o produto acompanhe as dilatações dos dutos que ocorrem por causa das variações de temperatura da tubulação. Segundo o técnico em aplicação de revestimento da GMH Engenharia, Erivaldo Júnior, a elasticidade é fundamental para que o revestimento não sofra nenhum rompimento.
Além de poder ser utilizado em dutos terrestres, os revestimentos da Viscotaq podem ser empregados em tubulações marítimas, como ocorreu na plataforma P-40 da Petrobrás, localizada na Bacia de Campos (RJ), onde a empresa holandesa, através da GMH Engenharia, aplicou revestimentos em 12 flanges (componente utilizado para fazer a ligação entre dois dutos) daquela unidade.
“Esse foi um dos nossos primeiros serviços no Brasil e já obtivemos um bom resultado na aplicação”, avaliou Erivaldo.
NOVOS PROJETOS
Marcel também revelou que a Viscotaq já possui planos para aumentar o atendimento ao mercado de óleo e gás. Um dos novos projetos é a criação de novas soluções para dutos submarinos.
“Nós sempre estamos buscando novas soluções. Atualmente, estamos desenvolvendo novos métodos para que a aplicação de revestimentos em dutos submarinos seja mais fácil. Nós queremos disponibilizar para nossos clientes equipamentos que facilitem esse processo”, revelou o engenheiro.
Além do serviço prestado para a Petrobrás, a empresa teve serviços prestados para a petroquímica Braskem e está em busca de novos contratos.
“O serviço para a Petrobrás foi um sucesso, eles gostaram muito do produto. Estamos visitando algumas empresas e também recebendo convites de processos licitatórios. Estamos ainda no início das negociações, mas a expectativa é de novos clientes em breve”, afirmou Erivaldo.
Uma dificuldade encontrada pela companhia é que alguns produtos concorrentes do mercado possuem um preço inferior, o que atrapalha na negociação de novos contratos. “Nosso produto é um pouco mais caro, mas isso é relativo se você olhar o tempo de vida útil que ele oferece e os materiais utilizados na fabricação”, concluiu Marcel.
Deixe seu comentário