faixa - nao remover

VLADIMIR PUTIN E ABDEL AL-SISI PARTICIPAM DA CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO PRIMEIRO CONCRETO DA UNIDADE 4 DA CENTRAL NUCLEAR DO EGITO

el-dabaa2-1024x768Uma cerimônia internacional com a participação dos presidentes das Rússia e do Egito, marcou o lançamento do “primeiro concreto” na laje de fundação da Unidade 4 da central nuclear de El-Dabaa, no Egito. O projeto é da Divisão de Engenharia da estatal russa Rosatom. Este acontecimento significa o início da fase principal da construção da unidade de energia, tornando assim a central nuclear de El-Dabaa, de quatro reatores,  o maior projeto de construção nuclear no continente africano. A cerimônia de videoconferência contou com a presença de Vladimir Putin, Presidente da Federação Russa e Abdel Fattah al-Sisi, Presidente da República Árabe do Egito. E ainda de Moustafa Madbouly, Primeiro Ministro do Egito, Alexey Likhachev, Diretor Geral da Rosatom,  Mohamed Shaker, Ministro da Eletricidade e Energia Renovável do Egito. Os líderes dos dois países deram uma permissão emblemática para lançar o “primeiro concreto” na laje de fundação da unidade 4.

“Comemoramos hoje um evento marcante na história da energia nuclear do Egito e das relações russo-egípcias. ADabaa primeira concretagem da laje de fundação da Unidade de Energia 4 lança o maior projeto de cooperação bilateral desde a construção da Barragem de Aswan, nomeadamente a construção da primeira central nuclear egípcia. Agora, todas as quatro unidades de energia da usina nuclear El-Dabaa estão em construção. Isto significa que a nossa unidade no Egito será um dos dois maiores projetos de construção nuclear do mundo“, disse Alexey Likhachev.

Mohamed Shaker afirmou que, no avanço em direção à ‘Nova República’ sob a liderança do Presidente El-Sisi, o Egito está explorando rapidamente novos horizontes e  alcançando objetivos ambiciosos. A concretização dos resultados alcançados até à data é uma prova da cooperação promovida com os parceiros do Egito pelo lado russo. Shaker sublinhou que o que a Central Nuclear de El-Dabaa estava testemunhando hoje (23) não foi uma coincidência, mas sim o resultado do estreito envolvimento e apoio prestado pela liderança política do Egito e da Rússia, bem como da iniciativa global.

316477 10.05.2002 Панорама строительства первого и второго блоков Тяньваньской АЭС в китайском городе Ляньюнган. Строительство осуществляет российская компания "Атомстройэкспорт". РИА Новости/РИА НовостиA Rosatom é líder global na exportação de tecnologias nucleares. Em particular, em 2023, a Corporação Estatal produziu cinco conjuntos de equipamentos para reatores; a central nuclear bielorrussa concluída foi assumida pelo cliente; foi recebida permissão para comissionar a unidade de energia nº 1 da central nuclear de Akkuyu em Türkiye. A central nuclear de El-Dabaa é a primeira central nuclear do Egito que será construída na costa do Mediterrâneo, a aproximadamente 300 km a noroeste do Cairo. A NPP será composta por quatro unidades de energia, de 1.200 MW cada, com reatores de geração III+ VVER-1200 (reatores de água pressurizada). Esta é a tecnologia de última geração que tem referências e já opera com sucesso. Existem quatro unidades de energia operacionais desta geração: dois reatores na central nuclear de Novovoronezh e dois na central nuclear de Leningrado. Fora da Rússia, uma unidade de energia da central nuclear da Bielorrússia com reator VVER-1200 foi ligada à rede em novembro de 2020.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of