VLADIMIR PUTIN DIZ QUE NORD STREAM 2 ESTÁ PRONTO PARA FORNECER GÁS PARA EUROPA E AJUDAR A EQUILIBRAR O MERCADO

ytttO Presidente Vladimir Putin disse que o Gasoduto Nord Stream 2, ligando a Rússia à Alemanha, já está totalmente abastecido com gás natural e já pode fornecer para o mercado europeu. Segundo ele, isso poderia ajudar a reduzir rapidamente os crescentes preços da energia na Europa. O gasoduto Nord Stream 2, de US$ 11 bilhões, está atualmente aguardando aprovação da Alemanha e da União Europeia. As autoridades alertaram que uma decisão não será tomada no primeiro semestre de 2022. O primeiro de seus dois links foi preenchido com gás em outubro, e a estatal russa Gazprom, companhia de gás natural, informou na quarta-feira que completou o enchimento do segundo para deixá-lo totalmente pronto para operação.

Putin lembrou da alta nos preços da energia na Europa, acrescentando que o Nord Stream 2 poderia ajudar a estabilizar os mercados rapidamente. “Esta nova rotagsosuto adicional certamente ajudará a estabilizar os preços nos mercados europeus. Sem dúvida, isso impactaria os preços no mercado spot, e os consumidores dos países que usam o gás russo sentirão isso imediatamente”, declarou. O novo gasoduto de 1.234 quilômetros e tem uma capacidade anual de 55 bilhões de metros cúbicos (1,9 trilhão de pés cúbicos), dobraria o volume de gás bombeado pela Gazprom diretamente para a Alemanha, somando-se a um gasoduto semelhante sob o Mar Báltico e contornar as ligações existentes através da Polônia e da Ucrânia.

Os críticos do Nord Stream 2 nos Estados Unidos, Ucrânia e Polônia alertam que isso aumentará a influência da Rússia sobre a Europa, colocará os estados membros da UE uns contra os outros e privará a Ucrânia de receitas de trânsito. Washington enfatizou a segmentação do Nord Stream 2 para conter qualquer novo movimento militar russo contra a Ucrânia. Moscou negou as acusações ocidentais de que estaria traçando planos para atacar a Ucrânia. Insistiu que o Nord Stream 2 é um projeto puramente comercial que ajudará a garantir um fornecimento mais confiável de longo prazo e ajudará a economizar bilhões em taxas de trânsito pagas à Polônia e à Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of