VLI AUMENTOU 30% O MOVIMENTO DE NAVIOS NO TERMINAL MARÍTIMO DA BARRA DOS COQUEIROS, EM SERGIPE
A VLI aumentou o movimento de navios em mais de 30% na comparação com o ano anterior. A empresa oferece soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, aos setores de óleo e gás, agronegócio e à construção civil, uma opção para o embarque e desembarque de produtos e insumos no nordeste do país. No último ano, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado em Barra dos Coqueiros (SE), melhorou sua versatilidade. O terminal tem infraestrutura para receber dois milhões de toneladas por ano. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
O terminal embarcou dois navios de soja (60 mil toneladas) e viu a movimentação de trigo crescer em 9%. “Temos capacidade para auxiliar na exportação de grãos e na importação de insumos para o Nordeste”, explicou Leonardo Paiva, gerente-geral de Portos Norte. O concentrado de cobre foi outra carga de evidência em 2018. O terminal fornece condições diferenciadas para manuseio e armazenagem da carga onde a mina é localizada em outro estado, em função da produtividade e disponibilidade do cais. O TMIB também oferece para a indústria sergipana uma vantagem competitiva: o recebimento de contêineres. Ele tem capacidade para armazenar mais de quinhentas unidades e garantir às empresas do estado os benefícios fiscais da importação de diversos produtos.
O terminal contribui ainda para um dos maiores projetos de infraestrutura energética em andamento no Brasil. Próximo ao TMIB, está sendo construída a termoelétrica Porto de Sergipe I, que será a maior usina do tipo na América Latina com capacidade para fornecer 15% da energia consumida no nordeste. Para isso, a VLI realizou um estudo aprofundado para a sua realização. Foram movimentadas aproximadamente 20 mil toneladas de cargas especiais para implantação do projeto, passando pelo terminal cargas de grande porte com peso de 300 toneladas e com mais de 30 metros de comprimento. Seu píer tem mais de 300 metros, numa área total de 2 milhões de m², sendo que 800 mil m² são de área alfandegada.
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