VOLKSWAGEN VAI INVESTIR 73 BILHÕES DE EUROS EM TECNOLOGIA DIGITAL, ELETRIFICAÇÃO E MOTORES HÍBRIDOS
O Grupo Volkswagen vai investir cerca de 73 bilhões de euros em eletrificação, motores híbridos e tecnologia digital ao longo dos próximos cinco anos. Pelo volume de dinheiro que será aplicado, a companhia alemã está levando adiante sua transformação em uma empresa de mobilidade digital. Os investimentos em bens de capital e Pesquisa e Desenvolvimento para futuras tecnologias serão aumentados de 40 para 50% dos investimentos totais do grupo, chegando a um valor em torno de 150 bilhões de euros. Os investimentos em digitalização vão dobrar, atingindo 27 bilhões na metade da década, refletindo o forte foco do Grupo na construção de capacidade em softwares. Aproximadamente 35 bilhões de euros serão gastos em veículos elétricos movidos a bateria. Outra quantia, de aproximadamente 11 bilhões, foi reservada para o desenvolvimento de versões híbridas de modelos já existentes.
Hans Dieter Pötsch (foto principal), presidente do Conselho Supervisor do Grupo Volkswagen, disse que “Como parte do planejamento de investimentos do Grupo Volkswagen, o Conselho de Administração e o Conselho Supervisor estabeleceram hoje os fundamentos para assegurar o sucesso futuro do Grupo. A transformação do Grupo e de suas marcas e o foco estratégico nas áreas centrais da mobilidade serão implementados consistentemente. Considerando os enormes desafios que enfrentaremos nos próximos anos. Nossa base financeira é muito sólida.”
A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e tem como objetivo tornar-se climaticamente neutra até 2050. Nos próximos dez anos, até 2030, o Grupo pretende lançar aproximadamente 70 veículos totalmente elétricos. Cerca de 20 deles já estão em produção e serão seguidos por mais 50. Além disso, cerca de 60 híbridos estão planejados para o final da década, pouco acima da metade dos que já estão sendo fabricados. Herbert Diess (foto à direita), CEO do Grupo Volkswagen, declarou: “Tendo estabelecido antecipadamente o curso para o futuro da propulsão elétrica à bateria, somos agora líderes globais, com nossas plataformas elétricas e uma ampla gama de veículos elétricos. Nos próximos anos, será crucial também alcançar uma posição de liderança em softwares para o carro para atender focaremos nossos esforços para também alcançar uma posição de liderança em softwares para atender às necessidades de uma mobilidade individual sustentável e totalmente conectada. Para esse fim, dobramos nossos gastos com digitalização.”
A Rodada de Planejamento prevê a produção de aproximadamente 26 milhões de carros totalmente elétricos até 2030. Cerca de 19 milhões desses veículos serão baseados na Plataforma de Propulsão Elétrica (MEB – Modular Electric Drive Toolkit), com a maior parte dos sete milhões restantes utilizando a plataforma PPE de alto desempenho. O Grupo estima uma produção de aproximadamente sete milhões de veículos híbridos durante o mesmo período.
Deixe seu comentário