VOLUME DOS RESERVATÓRIOS PODERÁ ATINGIR MENOR RESULTADO DESDE 2001
O volume dos reservatórios de água do subsistema Sudeste/Centro-Oeste deverá encerrar outubro com 19,9% da capacidade máxima, nível inferior aos 21,3% registrados no mesmo mês do ano de 2001, quando houve racionamento de energia. A projeção foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que atualiza a estimativa semanalmente.
O Plano de Operação Energética 2014/1018 sinaliza que o nível dos reservatórios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste pode chegar a 30% no fim de novembro caso a energia natural afluente (ENA) fique em 95% entre setembro e novembro. Na eventualidade de a taxa ficar em 84%, os reservatórios alcançariam 20,4%, enquanto que uma taxa de 113% elevaria o nível dos reservatórios para 43% da capacidade.
Com a chegada do verão, no final de dezembro, a tendência é haver aumento no consumo de energia e redução da geração nas usinas eólicas ou movidas à biomassa, o que impulsiona a demanda pela fonte hidrelétrica. As estimativas do ONS indicam que somente um volume mais relevante de chuvas no período úmido entre o fim deste ano e o início de 2015 pode livrar o Brasil de adotar algum tipo de limitação no fornecimento de energia.
Deixe seu comentário