WARTSILA E SAPURA BRASIL FAZEM ACORDO PARA DAR SUPORTE AO LANÇAMENTO DE TUBOS FLEXÍVEIS
A multinacional finlandesa Wärtsilä, uma das empresas líderes em tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia, anunciou a assinatura de um acordo com a Sapura Brasil para a frota de seis embarcações de suporte e lançamento de tubos flexíveis PLSV´s (Pipe Laying Support Vessels). A Wärtsilä também cobrirá a frota com um contrato de peças e outro local de prestação de serviços. Em sua frota, a Sapura possui seis embarcações de suporte, instalação e colocação de tubos flexíveis PLSVs, responsáveis pela interligação de poços de petróleo a coletores e unidades de produção de petróleo e gás, os FPSOs. Todos os seis PLSVs são equipados com motores e propulsores Wärtsilä e atualmente contratados pela Petrobrás. Uma taxa mensal será cobrada para cobrir os custos com hardware, treinamento da tripulação e relatórios mensais dos serviços de monitoramento de condicionamento.
Luis Grotz, gerente de vendas e contas da divisão marítima e de serviços da Wärtsilä Brasil, disse que este acordo atende a três aspectos que são primordiais para o cliente: “disponibilidade de peças de reposição, manutenção e monitoramento do condicionamento do motor baseada em Data Analyses. Ou seja, através de inspeções e análise de informações técnicas da condição dos equipamentos, será possível estender manutenções e até dry-dockings. Esse tipo de análise somente um OEM (Original Equipment Manufacturer) pela detenção do conhecimento da engenharia do produto consegue fornecer. Isso será feito com a ajuda do Monitoramento Baseado na Condição do Motor e do Serviço de Monitoramento da Condição de Propulsão. Ao todo serão monitorados 42 thrusters e 34 motores em 6 navios diferentes, ao mesmo tempo”.
O planejamento da manutenção e a disponibilidade de peças sobressalentes são listadas separadamente e formam uma parte importante deste contrato, segundo Grotz: “Esse contrato mostra a sinergia entre as duas empresas no que tange a Inovação e Digitalização e está totalmente conectado a visão da Wärtsilä. Sem sombra de dúvidas, coloca a Sapura em um patamar totalmente diferenciado no mercado em filosofia de manutenção e preservação.”
O gerente de manutenção da Sapura, Fábio Gervasio, complementa acredita que a partir da implementação de nova filosofia de manutenção, será possível aumentar a confiabilidade, e disponibilidade dos ativos, além do nível de eficiência: “ Também será possível realizar as intervenções somente quando necessário, resultando numa redução de custos operacionais, o que torna possível postergar grandes manutenções, como por exemplo, docagens”.
Deixe seu comentário