WÄRTSILÄ LANÇA MOTORES DE DOIS TEMPOS COM TECNOLOGIA BICOMBUSTÍVEL
A finlandesa Wärtsilä, de soluções marítimas, concluiu os testes de operação com gás em escala real em seu motor de dois tempos de baixa rotação. A empresa empregará na nova série de motores a sua tecnologia bicombustível, que permite a operação com gás de baixa pressão. Os equipamentos têm custo de instalação 15% a 20% menores que os de alta pressão e dispensam compressores de gás e sistemas de tratamento de gases de exaustão.
Segundo a empresa, a eficiência energética foi uma das prioridades, e o modelo que tem operação estável com gás inclusive nas faixas de carga mais baixas, sem necessidade de alternar para o uso do óleo diesel. O primeiro motor, Wärtsilä RT-flex 50DF, estará disponível no primeiro trimestre de 2014. Os motores de dois tempos de baixa rotação usando a tecnologia DF estarão disponíveis para entrega em 2015 e 2016.
Segundo Martin Wernli, vice-presidente da Wärtsilä Ship Power, pela primeira vez no mercado marítimo as vantagens do gás natural não estão disponíveis só para os navios que operam com motores de 4 tempos a média velocidade, o que amplia a aplicação das novas tecnologias da empresa. A Wärtsilä espeera que, até 2020, mais de 25% dos navios sejam projetados para usar combustíveis gasosos.
Deixe seu comentário