WÄRTSILÄ RENOVA ACORDO COM A BRASYMPE PARA FAZER MANUTENÇÃO DA USINA TERMOCABO NO NORDESTE
A Wärtsilä e a Termocabo assinaram um acordo que abrange a Operação e Manutenção de sua usina de 48 MW na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O novo acordo já está em vigor e valida as capacidades da Wärtsilä em garantir resultados ideais em todas as condições de operação. A planta opera com três motores Wärtsilä 18V46 e o acordo inclui garantias de desempenho em relação à sua disponibilidade e consumo de combustível. Essas garantias representam um facilitador significativo para a Termocabo cumprir suas obrigações de contrato de fornecimento de energia. O acordo permanece em vigor até o término do PPA atual em 2025.
“Estamos muito satisfeitos em utilizar mais uma vez a experiência da Wärtsilä para operar e manter esta usina, de modo que ela esteja disponível para entregar a energia conforme necessário e para impulsionar nossa competitividade nesta arena de energia brasileira tão peculiar. Temos planos importantes para participar do Leilão de Reserva de Capacidade, que acontecerá este ano e nos próximos anos, e a parceria com a Wärtsilä é crucial para dispormos de um projeto competitivo nesses leilões”, disse o diretor da Brasympe, Dagoberto Chaves (foto à direita).
Já Jorge Alcaide, diretor do negócio de energia na região Sul das Américas da Wärtsilä, destacou que é gratificante que, após uma lacuna de alguns anos, a Termocabo tenha solicitado a companhia mais uma vez para assumir a responsabilidade de operar e manter a usina. “Essa cooperação renovada permitirá à Wärtsilä aconselhá-los e apoiá-los, enquanto desenham seus planos para futuros desenvolvimentos, e à medida que o cenário energético muda e se moderniza”, disse.
O Leilão de Reserva de Capacidade foi lançado em 2021 pelo governo brasileiro. Com base na análise da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e na expansão das energias renováveis, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031) indica a necessidade de 14 GW de capacidade a serem instalados até 2031. A variação de potência gerada por fontes renováveis pode ser minimizada com as usinas térmicas flexíveis de balanceamento de rede contratadas por meio dos Leilões de Capacidade de Reserva. A Wärtsilä já entregou 2,7 GW de capacidade instalada no Brasil, dos quais 739 MW estão atualmente cobertos por contratos de serviço de longo prazo; e já converteu 275 MW de geração de energia a óleo para funcionar com gás natural no Brasil.
Deixe seu comentário