WE ARE GROUP CHEGA AO MERCADO DE CONSTRUÇÃO APOSTANDO EM TECNOLOGIA PARA CONSOLIDAR PRESENÇA NO BRASIL
A We Are Group (WAG), empresa de construção especializada em ambientes corporativos, chega ao mercado com o objetivo de consolidar sua presença no Brasil e expandir operações de forma sustentável para a América Latina. Em entrevista ao Petronotícias, a diretora comercial Daniela Lopes (foto) explica que o plano da companhia é alcançar um crescimento sólido e planejado, com foco em se tornar referência no setor. A executiva destaca que a WAG alia tecnologia, processos estruturados e abordagem consultiva para entregar obras de alto padrão, com previsibilidade e excelência. “Entendemos que uma construtora moderna precisa de uma plataforma de tecnologia integrada para oferecer transparência e agilidade no acompanhamento das obras. Essa inovação está alinhada ao nosso propósito de agregar qualidade e valorizar as pessoas, conectando processos, pessoas e tecnologia”, afirmou. Daniela declarou ainda que a WAG opera com estruturas mais enxutas e custos reduzidos como parte de sua estratégia para conquistar novas fatias de mercado. “Isso nos torna mais competitivos comercialmente, mantendo uma postura arrojada em relação a preço”, avaliou. “A WAG tem atuado com processos menos engessados, maior agilidade e utilizando a tecnologia em seu favor. Essa agilidade, no entanto, não significa superficialidade: nosso foco é a profundidade da consultoria técnica, que assegura a qualidade da entrega”, completou a executiva.
Para começar, você poderia contextualizar os nossos leitores sobre a atuação da empresa no setor de construção?
A WAG é uma construtora especializada em interiores corporativos. Dentro da nossa atuação, trabalhamos com alguns segmentos e verticais principais. Nosso core business está voltado para interiores corporativos, varejo, retrofit e áreas críticas.
E como a empresa surgiu?
A empresa nasceu para atender ao mercado de obras porque identificamos carências no segmento relacionadas à qualidade e ao compromisso na entrega. De maneira geral, o mercado está repleto de exemplos de entregas desalinhadas, com pouca escuta ao cliente e processos muito engessados. As sócias fundadoras da WAG (Carina Litholdo e Maria Angela) viram, então, a necessidade de uma empresa que tratasse a engenharia com seriedade e qualidade, como o mercado realmente demanda. Hoje, atuamos com foco em consultoria técnica, oferecendo soluções personalizadas e utilizando a tecnologia para elevar o padrão do setor de construção.
Falando sobre tecnologia, de que forma esse aspecto é um diferencial da WAG?
Entendemos que uma construtora moderna precisa de uma plataforma de tecnologia integrada para oferecer transparência e agilidade no acompanhamento das obras. Essa inovação está alinhada ao nosso propósito de agregar qualidade e valorizar as pessoas, conectando processos, pessoas e tecnologia.
A tecnologia é o elo que reforça nosso compromisso com todos esses aspectos. Inovar na construção é um desafio, já que a tecnologia precisa estar bem classificada e organizada para realmente integrar a engenharia. No nosso caso, ela agiliza a gestão e abrange todo o fluxo, desde o comercial até a entrega final, com rastreabilidade completa.
Olhando para o trio processo, pessoas e tecnologia, quais inovações e propostas a WAG traz para o setor de construção?
Pode parecer até curioso, mas a nossa ideia é oferecer o básico, mas com um diferencial: qualidade na entrega, algo escasso atualmente no mercado. Nosso processo começa com o engajamento e a capacitação das pessoas, já que serviço é a essência do nosso negócio, e serviços são feitos por pessoas. Para nós, engenharia e tecnologia devem caminhar juntas. Buscamos antecipar tendências tecnológicas em um mercado que ainda enfrenta escassez e baixa qualificação de mão de obra.
Por isso, apostamos em uma gestão estruturada e em um processo contínuo de capacitação, tanto da nossa equipe quanto de nossos parceiros. A qualidade é o nosso compromisso número um — é o nosso produto. Colocamos as pessoas no centro, porque são elas que engajam, valorizam e disseminam nossa cultura.
Cultivar essa cultura de qualidade e engajamento é uma missão desafiadora. Para apoiar essa visão, usamos tecnologias como a plataforma TOTVS, que conecta o centro de custo ao financeiro e ao físico da obra; dois sistemas de CRM interligados; e um aplicativo próprio, desenvolvido para os nossos processos e que oferece ao cliente uma experiência completa – algo que poucas construtoras proporcionam.
Quais são os setores-alvo de atuação da WAG?
Atendemos ao mercado de interiores de escritórios corporativos de forma ampla, além do varejo — que engloba shoppings, restaurantes e serviços em geral. O retrofit também faz parte dessas verticais e é aplicado quando há necessidade de atualizar um edifício para atender às demandas do ocupante. Ainda não atuamos em educação e hospitalidade, pois entendemos que esses setores possuem processos, fornecedores e escalas diferentes.
Na área de petróleo e gás, que exige alto nível de responsabilidade, nosso diferencial é elevar os padrões de segurança do trabalho e compliance operacional. Implementamos rotinas preventivas, com DDS rigoroso em campo, forte controle e presença ativa da nossa engenharia de segurança — não apenas com nossos colaboradores, mas também com parceiros e clientes. Dessa forma, criamos um ambiente de segurança consistente.
Poderia compartilhar um pouco sobre o planejamento de crescimento da empresa, tanto no Brasil quanto em outros países?
O mercado de interiores corporativos vive hoje um momento muito propício para a nossa atuação. No pós-pandemia, com o retorno dos colaboradores aos escritórios, que antes estavam em regime híbrido, surge o desafio de criar ambientes que acolham e motivem essas pessoas. Nosso propósito é justamente oferecer espaços que unam inovação e valorização das pessoas. Isso é um diferencial.
Nesse contexto, atuamos de forma consultiva. Avaliamos junto ao cliente se faz sentido investir em mudanças no ambiente de trabalho ou manter o formato atual. Muitas vezes, a renovação de um contrato de aluguel, por exemplo, abre espaço para rever a possibilidade de reduzir a quantidade de andares. Nossa consultoria ajuda a equilibrar acolhimento para os colaboradores e eficiência em custos. Dentro dessa abordagem, enxergamos oportunidades que vão desde o descomissionamento – que é a devolução do espaço na condição original em que foi recebido – até o re-layout de escritórios para adequação ao novo momento. Esse movimento tem gerado grande potencial de prospecção para a WAG.
O mercado, em geral, olha muito para preço. Nosso diferencial é que, com o apoio da tecnologia, conseguimos operar com estruturas mais enxutas e custos reduzidos, sem precisar repassar overhead para o cliente. Isso nos torna mais competitivos comercialmente, mantendo uma postura arrojada em relação a preço.
Por fim, estamos atentos ao fato de que muitos players do mercado pecam pela falta de agilidade, consequência de processos mal elaborados. Alguns clientes relatam experiências negativas com outras empresas, especialmente pela lentidão. Diante dessa carência, a WAG tem atuado com processos menos engessados, maior agilidade e utilizando a tecnologia em seu favor. Essa agilidade, no entanto, não significa superficialidade: nosso foco é a profundidade da consultoria técnica, que assegura a qualidade da entrega.
Para finalizar, quais são suas perspectivas gerais para o mercado de construção no Brasil? Quais as oportunidades que estão no radar da WAG?
Nosso objetivo a médio e longo prazo é expandir para a América Latina, mas de forma sustentável, consolidando primeiro nossa atuação no Brasil. Temos um olhar voltado para um crescimento planejado, sólido e com impacto. Temos a ambição de ser um marco no setor e contribuir para elevar o padrão do mercado. Já estabelecemos conexões comerciais com países como Peru e França, o que reforça nossa visão internacional.
Nosso foco, porém, não é ser o maior, mas sim uma referência em qualidade, inovação e experiência para o cliente. Acreditamos que essa postura é o que nos tornará os melhores, e não necessariamente os maiores. Esse é o nosso principal objetivo para consolidar o nome da WAG no mercado.

publicada em 8 de setembro de 2025 às 5:00 






