WEG APOSTA NO MERCADO DE ENERGIA SOLAR E QUER SE TORNAR FORNECEDORA MUNDIAL
Não apenas centrais de hidrelétricas e eólicas, a WEG agora quer abraçar o mercado de energia solar. Planejando participar de cinco projetos de energia solar no Brasil até o fim de 2012, a companhia quer apostar no fornecimento de inversores solares, transformadores, instalação de painéis fotovoltaicos e sala de controle.
Integração de sistemas solares será mais um dos papéis da companhia, segundo o diretor-superintendente, Umberto Gobbato. Ele acredita que a WEG pode se tornar uma fornecedora mundial, mas primeiro começará dentro do país através de concessionárias de energia e parques de geração à base solar.
Depois dos negócios relativos a equipamentos eletroeletrônicos industriais, a área de geração, transmissão e distribuição de energia da companhia é a que mais rende. No primeiro trimestre do ano, a área foi responsável por 23% da receita líquida total, de R$ 1,37 bilhão. Agora, eles esperam para 2013 os primeiros leilões de energia solar do governo federal, em busca de financiamentos.
A expansão nesse setor vem sendo estudada pela empresa há dois anos. De acordo com Gobatto, o Brasil vai demandar até 150 GW de energia em 2016 e a solar terá uma participação de 3% a 5%. Em até sete anos, serão R$ 25 bilhões ao ano movimentados pelo mercado de equipamentos e sistemas de energia solar.
Com a queda de 50% no preço dos painéis fotovoltaicos, crescem as oportunidades no setor. De olho no mercado, a WEG já adiantou que vai atender desde o cliente residencial ao comercial e industrial, fora os projetos que incluem a construção de usinas solares. Uma área coberta do seu parque fabril em Jaraguá do Sul (SC) já é alvo de estudos para que se torne um laboratório para pesquisas maiores da própria empresa.
Fui representante WEG entre 1987 e 1997.
Atuo hoje no mercado de segurança eletreônica no Mato Grosso do Sul, minha terra natal.
Tenho atuado com foco em Escolas públicas, para as quais, tive um projeto de segurança Escolar aprovado pela Secretaria de Educação e patrocinado por emendas parlamentares de Deputados Estaduais.
Estou trabalhando com alguns professores de física, um projeto de ESCOLA SUSTENTÁVEL. Quero conhecer os paineis solares e os outro produtos da WEG apara essa finalidade.