WEG VAI FORNECER MOTORES PARA PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INDÚSTRIAS | Petronotícias




faixa - nao remover

WEG VAI FORNECER MOTORES PARA PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INDÚSTRIAS

A WEG  vai fornecer motores para cinco projetos de eficiência energética de três indústrias de Santa Catarina, com financiamento a juro zero da Celesc. As empresas selecionadas são BRF, com dois projetos, Tupy, com outros dois, e Tigre Tubos e Conexões, com o projeto restante.

Com um investimento de R$ 19,850 milhões, serão economizados, por ano, 23.766,90 MWh de energia elétrica, uma economia equivalente ao consumo de aproximadamente 10 mil residências durante um ano.

A seleção dos projetos se deu a partir de propostas que deveriam seguir os preços do mercado e obedecer aos critérios estabelecidos no Manual do Programa de Eficiência Energética da Aneel, com benefícios 33% maiores que os custos. Logo após, houve a chamada pública, que ocorreu de 17 de agosto a 19 de outubro do ano passado. Os contratos foram firmados pela Celesc em 14 de dezembro com prazo de 12 meses para a instalação de todos os equipamentos.

Um dos pontos que mais chama a atenção neste projeto está na substituição de motores elétricos ainda em operação, mas tecnicamente desatualizados em termos de eficiência energética, por novos motores de alto rendimento e automatização de sistemas. A Tigre, por exemplo, irá substituir aproximadamente 100 motores, a Brasil Foods um número superior a 100, e a Tupy aproximadamente 300 motores. As linhas de motores WEG especificadas para estes projetos apresentam rendimentos superiores aos exigidos por lei, podendo atingir uma economia de 30%, tendo a eficiência otimizada com o uso de inversores de freqüência.

De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a concessionária pretende realizar novos projetos, ampliando mais a participação de pequenas e médias indústrias, por meio de novos critérios na chamada pública. A destinação dos recursos atende à obrigação regulatória das concessionárias de aplicar 0,5% da receita operacional líquida em projetos de eficiência energética.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of