faixa - nao remover

WESTINGHOUSE DEFINE LOCAL PARA FABRICAÇÃO DE NOVOS REATORES NUCLEARES NA ÍNDIA

Danny RoderickEm busca de novos mercados, a indústria nuclear dos Estados Unidos vem traçando investimentos fora do país e o momento é de concretizar projetos. Com esse foco, a Westinghouse Electric definiu nesta semana o novo local para a construção de seus seis reatores nucleares na Índia, onde irá instalar uma usina para geração de eletricidade em parceria com o governo indiano. As obras deverão ser feitas no distrito de Andhra Pradesh, após pressões locais contra a implantação de uma fábrica no estado de Gujarat, região originalmente designada para o empreendimento.

O investimento surge hoje como resultado de um acordo de cooperação firmado entre os países em 2005, e que desde então vem movimentando diálogos quanto à construção de novas plantas. Com o novo projeto, a empresa norte-americana, liderada pelo CEO Daniel Roderick (foto), deverá fabricar seis reatores do tipo AP-1000 em território indiano, o que deve impulsionar o mercado regional e demandar novos empregos no setor.

Até 2015, o projeto era dado como incerto devido à inadequação da legislação indiana às normas internacionais de segurança nuclear, que, em casos de acidentes, responsabilizam financeiramente o operador, não o construtor da usina. A barreira foi derrubada após visita do presidente Barack Obama à Índia, em janeiro de 2015, quando foi desenhado um novo tratado de entendimento para avançar nos planos para concretização da planta de geração.

Com a nova unidade, o governo indiano impulsiona sua meta de atingir uma capacidade nuclear de 63.000 MW até 2032. O objetivo é atender às demandas crescentes do país e às novas políticas de geração energética sustentável, firmadas por meio de acordos internacionais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of