faixa - nao remover

WILSON SONS DESENVOLVE SISTEMA PARA AUXILIAR NAS MANOBRAS DE SEUS REBOCADORES

1460566209A Wilson Sons Rebocadores, do Grupo Wilson Sons, desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial (IA) para operação com rebocadores. O sistema já está sendo utilizado nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Santos (SP) e auxilia nas decisões de alocação de embarcações em manobras da companhia.

Inovação é uma questão estratégica para as companhias continuarem competitivas. Realizamos cerca de 60 mil manobras/ano e, com o uso de inteligência artificial, é possível tomar a decisão de forma mais ágil, deslocar o rebocador adequado, no momento ideal”, afirmou o gerente regional da empresa, Elisio Dourado.

De acordo com a Wilson Sons Rebocadores, a previsão é de alcançar uma economia nos custos da operação com essa iniciativa, com a maximização do uso dos seus rebocadores e redução no consumo de combustíveis.

O executivo Yuri Fedoruk, que também é gerente regional da companhia, disse que a meta é implantar a IA em todas as 25 localidades onde a Wilson Sons Rebocadores atua no período de um ano. “A Wilson Sons construiu um sistema proprietário de Inteligência Artificial, um recurso inovador que é diferencial competitivo para a empresa”, avaliou.  Fedoruk acrescentou que a ferramenta pode ainda ser utilizada em diversas aplicações, com o potencial de ser estendida a outros usuários, gerando novas receitas.

O sistema começou a ser desenvolvido em setembro de 2018 no Tuglab, laboratório de inovação da companhia, e foi alimentado com dados de mais de 350.000 manobras. “A inteligência artificial vem para aprimorar e apoiar o trabalho realizado pela COR. Os operadores ficarão liberados de ações repetitivas e processuais para se dedicarem às atividades mais complexas da nossa operação, que trarão mais valor para nossa empresa”, concluiu o diretor de operações da Wilson Sons Rebocadores, Marcio Castro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of