WILSON SONS E VAST INAUGURAM ATRACADOURO ELETRIFICADO DE REBOCADORES NO PORTO DO AÇU | Petronotícias




faixa - nao remover

WILSON SONS E VAST INAUGURAM ATRACADOURO ELETRIFICADO DE REBOCADORES NO PORTO DO AÇU

atracadouroA Vast Infraestrutura e a Wilson Sons inauguraram hoje (3) um atracadouro eletrificado no Terminal da Vast (T-Oil), no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A nova infraestrutura permite a atracação simultânea de até quatro rebocadores, com fornecimento de energia de terra. Segundo as empresas, os rebocadores consumirão menos combustível quando estiverem em stand-by, já que estarão conectados à fonte de suprimento de energia. Com a medida, a Vast estima reduzir cerca de 7,6% das emissões de carbono do escopo 3.

O projeto faz parte da nossa jornada para consolidar o T-Oil como um terminal de menor intensidade de emissões de carbono. O fato de realizarmos esse projeto em parceria com a Wilson Sons demonstra nosso empenho em sermos parceiros estratégicos para a descarbonização da cadeia logística de nossos clientes e fornecedores”, disse o CEO da Vast, Victor Snabaitis Bomfim.

Wilson Sons, Márcio Castro.Além disso, será possível realizar as trocas de tripulação no atracadouro, que está localizado em área totalmente abrigada, o que aumenta a segurança da operação. A iniciativa é parte de uma das trilhas de descarbonização da Vast, que desenhou um planejamento de longo prazo para o suprimento de energia de terra no Terminal, com previsão de estudos para extensão futura do fornecimento para os sistemas auxiliares de embarcações maiores, como barcos de apoio e navios petroleiros.

O uso de energia de terra por nossos rebocadores, nos períodos em que aguardamos pela próxima manobra a ser realizada, garante, em média, 20% de redução das emissões totais de gases de efeito estufa de escopo 1 das nossas operações, podendo chegar a 60% em algumas localidades com menor volume operacional”, destacou o diretor-executivo da divisão Rebocadores da Wilson Sons, Márcio Castro (foto à direita). “Trata-se da principal medida de eficiência da nossa agenda de descarbonização, em 2024, que conseguimos promover com uma simples instalação de infraestrutura para fornecimento de energia elétrica, em pontos de atracação nos locais onde operamos. A parceria com a Vast reforça nosso compromisso estratégico voltado para a sustentabilidade”, acrescentou.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of