WILSON SONS ESTALEIRO ENTREGA OSRV JIM O’BRIEN PARA A OCEANPACT
A OceanPact já pode contabilizar a embarcação de apoio Jim O’Brien na sua frota. A construção do navio durou 22 e foi realizada pela Wilson Sons Estaleiros na unidade Guarujá I, em São Paulo. O investimento total do armador no OSRV (Oil Spill Recovery Vessel) foi de cerca de US$ 40 milhões.
“Para nós, da Wilson Sons Estaleiros, a entrega do Jim O’Brien é motivo de muita comemoração. Este foi o primeiro Oil Spill Recovery Vessel que construímos e esse trabalho nos trouxe grande aprendizado”, disse o diretor executivo da empresa, Adalberto Souza (foto). “Apesar de ser uma embarcação menor em dimensões, se comparada aos PSVs (Platform Supply Vessels) e ao ROVSVs (Remotely Operated Vehicle Support Vessel) que já montamos, possui muitos requisitos específicos, como sistema de recolhimento de óleo, sistema de aquecimento de tanques, grandes áreas e compartimentos à prova de explosão.”
O OSRV havia sido lançado ao mar em maio do ano passado, para finalização dos serviços. Entre os últimos detalhes estava a instalação de alguns equipamentos e testes de cais, em que cada equipamento – skimmers, bombas de carga, lançador de barreiras e etc – passa por avaliação individual.
A Wilson Sons planeja ainda para o semestre de 2016 a entrega de outro OSRV para a OceanPact,o navio Fernando de Noronha, com especificações semelhantesao Jim O’Brien. A embarcação conta com 67,1 metros por 14 metros de largura e é especializada em recuperação de resíduos. A tripulação máxima é de 20 pessoas, com espaço para 1.050 m³ de óleo recolhido.
Deixe seu comentário