WILSON SONS ESTALEIROS LANÇA AO MAR EMBARCAÇÃO QUE PODE SER CONTROLADA POR SISTEMA REMOTO
Após investimento de cerca de R$ 190 milhões, a Wilson Sons Estaleiros lançou ao mar o ROVSV (Remotely Operated Vehicle Support Vessel) Fugro Aquarius. Encomendada pela Fugro Brasil, em dezembro de 2011, a embarcação é a primeira de apoio offshore construída pela companhia para terceiros. A entrega final está prevista para setembro, após as fases de acabamento e comissionamento.
O diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza (foto), disse que o fato de uma embarcação da companhia ter sido construída para atender ao mercado de petróleo e gás de outra empresa é muito emblemático. Com porte bruto de 1,9 mil toneladas, o Fugro Aquarius está equipado com dois veículos subaquáticos remotos, que permitem a observação e montagem de estruturas submarinas offshore, e terá propulsão diesel-elétrica.
O Fugro Aquarius foi construído no estaleiro Guarujá II, que completou um ano em abril. A unidade elevou a capacidade de processamento de aço da companhia de 4,5 mil toneladas para 10 mil toneladas por ano, o que permitiu a assinatura de contratos com terceiros. Ao todo, 254 profissionais trabalharam na construção do ROVSV. A Wilson Sons Estaleiros possui contrato com a Oceanpact para mais quatro embarcações de apoio offshore do tipo OSRV (Oil Spill Recovery Vessels), especializadas no combate ao derramamento de óleo.

publicada em 27 de maio de 2014 às 13:03 




